Como a mediação pode, diante da celeridade do tempo e da pressa, responder aos anseios dos envolvidos no conflito? Esta é uma das perguntas do segundo episódio do Podcast Pontes em Construção: mediar e conciliar, que entrevistou a Juíza Cristiane Menezes Santos Barreto. Na conversa, a magistrada alerta para a importância do diálogo sem pressa e usa, como base, o conto “Pedagogia do caracol” inserido no livro “Ostra Feliz não faz pérola” do autor Rubem Alves.
Durante a conversa, a Juíza conceitua mediação, enquanto procedimento flexível e voluntário; fala do desafio em equilibrar o alcance da compreensão acerca de um problema, com o desejo de solução rápida demandado pelos envolvidos.
Entre uma reflexão e outra, a entrevistada destaca, também, os impactos positivos que um diálogo mais profundo pode trazer para a construção de uma solução duradoura.
O podcast vai ao ar durante as terças e quintas-feiras de setembro, sempre às 15h. Para ouvir, basta clicar no botão “Rádio Web TJBA”, localizado ao lado direito no site do Tribunal. Cabe salientar que a entrevista, também, estará disponível no canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube.
“Pontes em Construção: mediar e conciliar” é uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), que tem à frente a Desembargadora Marielza Brandão Franco. A produção conta com o apoio da Assessoria de Comunicação Social (Ascom).
Descrição da imagem: a Coordenadora do Nupemec, Juíza Cristiane Barreto, ao lado da jornalista Gleyce Nascimento. {Fim da descrição}
#pracegover #pratodosverem