O novo episódio do podcast “Saiba Mais”, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), traz uma conversa especial e cheia de amor sobre a adoção tardia. O convidado é o baiano Alexandre Hank, pai solo que ganhou reconhecimento nacional ao adotar quatro irmãos e garantir que não fossem separados pelo sistema de acolhimento.
A conversa fica disponível nas principais plataformas de áudio (YouTube e Spotify) e ao vivo na Rádio Web TJBA, sempre às terças e quintas-feiras, às 9h e às 15h, no período de 19 de junho a 10 de julho.
Hank foi homenageado pelo Senado Federal por sua atuação em prol da infância e da juventude. A premiação reconhece pessoas e instituições que se destacam na luta pela adoção de crianças e adolescentes que já passaram da primeira infância e, por isso, enfrentam maiores obstáculos para serem acolhidos por uma família.
Amor, companheirismo e familiaridade são algumas palavras que resumem o sentimento do convidado pelos filhos: João Rank (14 anos), Jailton Rank (12), Ailton Rank (11) e João Carlos Caetano Rank (6).
A conversa ajuda a desmistificar a adoção tardia, além de provocar reflexões sobre preconceitos, vínculos afetivos e a atuação humanizada da Justiça. Para tanto, o entrevistado compartilha sua vivência pessoal, em sintonia com o afeto, da permanência dos vínculos fraternos e da responsabilidade social que a adoção representa.
Em um dos momentos do podcast, é aberta a fala para o Desembargador Salomão Resedá, que preside a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), responsável por entregar a honraria a Alexandre Hank. A unidade não mede esforços quando se trata do cuidado das crianças da Bahia; exemplo disso são os projetos “Ser Dindo é Massa” e “Entregando a Esperança”.
Para quem busca se emocionar e refletir sobre o poder transformador da adoção, especialmente nos casos de adoção tardia, este episódio é imperdível.