Com o objetivo de destacar ações realizadas ao longo dos 40 anos da Coordenação de Serviços Gráficos (CGRAF) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que completa essa idade em 30 de maio, o podcast “Saiba Mais”, da Rádio Web TJBA, recebeu o coordenador do setor e integrante do Nucleo Socioambiental, Frederico Rios Tognin.
Na conversa, foi explicado por que é necessária a comunhão das atividades da gráfica com práticas sustentáveis, além de enfatizar o papel dos materiais impressos para pessoas excluídas digitalmente. “Hoje, imprimimos o essencial, de forma sustentável. Mas é preciso, sim, continuar imprimindo para aproximar as pessoas do Poder Judiciário. Nós temos celulares, internet, sabemos usar os aparelhos eletrônicos, mas muitas pessoas não sabem”, destacou Frederico Tognin.
O bate-papo passeou pela história do CGRAF, com destaque aos momentos antigos em que a tecnologia utilizada demandava muita tinta, tempo e produtos químicos para revelar as chapas de gravação. Também foram relembradas épocas em que havia a impressão diária do Diário Oficial, entre outros marcos.
No dia 30 de julho, haverá um momento comemorativo e, para isso, foram convidados todos os servidores que já passaram pela CGRAF. “Somando todo mundo que já entrou e saiu, dá mais ou menos 220”, detalhou Frederico. Ainda neste dia, será lançado um artigo produzido pelo entrevistado, que realça a trajetória da gráfica e os pontos específicos no que tange à sustentabilidade.
O podcast fica disponível nos canais institucionais do Judiciário baiano no YouTube e no Spotify. Também será transmitido pela Rádio Web TJBA nos dias 20, 22, 27 e 29 de maio, às 9h e 15h.