O Sistema Alphajus do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) conquistou o primeiro lugar na categoria “Projetos – Inovação Tecnológica” do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.EX). O resultado é fruto do empenho do Judiciário baiano, por meio do apoio do Presidente Nilson Soares Castelo Branco, para desenvolver projetos de inovação, como aqueles criados pela Coordenação dos Juizados Especiais (Coje), responsável pela ferramenta premiada.
O Alphajus utiliza tecnologia avançada com a intenção de proporcionar uniformidade aos julgamentos sobre determinados temas, garantindo maior segurança jurídica e efetividade no Sistema de Justiça. A ferramenta identifica o tema do processo a partir da petição inicial e apresenta exemplos dos julgados mais recorrentes.
A cerimônia do Prêmio Judiciário Exponencial ocorreu em Brasília, na terça-feira (21/11). O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo foi primeiro lugar, também, na categoria “Projetos – Inovação Tecnológica”, com a Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA).
Nessa mesma categoria, também foram premiados:
2º Lugar - Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) com o Projeto “Digitalização da Prestação da Assistência Jurídica”;
3º Lugar – Ministério Público de Tocantins (MPTO) com o Projeto “Painel de Monitoramento de Queimadas e Desmatamentos – Radar Ambiental”;
3º Lugar – Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Projeto “Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial – Saref”.
Confira todos os vencedores e categorias da premiação
“Esse prêmio é um reconhecimento do apoio que o TJBA, na pessoa do Presidente e do Coordenador, na manutenção do IAJus-Lab para o desenvolvimento de ideias inovadoras”, afirmou o Servidor Jonathas de Carvalho, Assessor da Coje, que foi à Brasília receber o prêmio em nome do Tribunal. “Os frutos do Alphajus se refletem em números positivos para a produtividade das unidades judiciais, auxiliando diretamente numa resposta rápida, que é o que a sociedade espera do Judiciário”.
Em 2022, o TJBA emplacou duas iniciativas no Prêmio Judiciário Exponencial, ambas desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação da Coje (IAJus-Lab), na categoria “Inovação Tecnológica”. O Tribunal baiano alcançou o segundo lugar com a ferramenta Iajus e recebeu menção honrosa com o Projeto Sofia.
Atualmente, a Coje é presidida pelo Desembargador Paulo Alberto Nunes Chenaud.
Prêmio Judiciário Exponencial
Busca destacar e valorizar membros e servidores que contribuem para a transformação positiva do Ecossistema de Justiça, evidenciando e disseminando iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.
Saiba mais:
TJBA é novamente finalista no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial
Prêmio de Inovação – edição 2023
Descrição da imagem: mesa de prêmios do “Judiciário Exponencial – Prêmio de Inovação” [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem
Galeria