Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Presidente do PJBA participa do XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, realizado em Salvador
13 de maio de 2022 às 18:29
Presidente do PJBA participa do XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, realizado em Salvador

Com um auditório lotado e caravanas de todos os estados do país, foi aberto na quinta-feira (12), no Centro de Convenções de Salvador, o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados. O evento, que segue até sábado (14), reúne cerca de 1,7 mil juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores. A realização é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e co-realização da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). 

O Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, esteve presente no evento e compôs a Mesa de Honra. Ele deu as boas-vindas e destacou a pluralidade do estado, a importância do Judiciário baiano na esfera nacional, e o sincretismo em favor da magistratura.   

Confira o discurso do Presidente do PJBA na íntegra

Na abertura, a Presidente da Amab, Juíza Nartir Weber, falou da alegria de receber colegas de todo o país. “Uma honra receber tantos magistrados na nossa cidade. Vamos discutir temas de grande relevância para o Judiciário e para a magistratura. Sintam-se em casa”, declarou.  

Conferência – A abertura contou com conferência magna do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux. “Falo aqui com colegas. Nossa carreira é integrada de muita luta e muitas vezes não tem o reconhecimento que merece”, iniciou sua fala. Ele ainda destacou que há um sentimento constitucional do povo, que é diferente de opinião pública passageira. “Nós juízes, nós do judiciário, não fazemos pesquisa de opinião pública para decidir, mas devemos contas à sociedade. É muito importante que tenhamos essa consciência, relembrando sempre que todo poder emana do povo”, citou. 

Homenagens – O músico Carlinhos Brown recebeu o título de Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, durante o evento. “Estou honrado e agradecido. Me inspiro nos pacificadores e na ação do fazer da entrega e do cuidado algo real e possível com o outro”, disse, enfatizando, ainda, a necessidade de a sociedade lançar o olhar para os jovens e crianças. 

O Presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luiz Fux, foi agraciado com o Título de Cidadão Baiano. Ele recebeu a honraria das mãos do proponente da homenagem, Deputado Sandro Régis (União Brasil), e do Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes (PSD). 

A Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, recebeu o título de cidadã soteropolitana, entregue à Magistrada pelo Presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Junior. Já o Ex-Presidente da Amab e Coordenador do evento, Juiz Freeddy Pitta Lima, recebeu a mais alta honraria concedida pela CMS. A entrega da Medalha Thomé de Souza foi uma proposição de autoria dos Vereadores Paulo Magalhães Jr. e Marcelle Moraes. 

Também estiveram na Mesa de Abertura do evento o Ministro Dias Toffoli (STF); o Prefeito de Salvador, Bruno Reis; e o Ministro Luís Felipe Salomão (STJ); entre outras autoridades. 

Descrição da imagem: Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Castelo Branco, na tribuna do auditório do evento, com autoridades sentadas ao seu lado [fim da descrição] 

#Pratodosverem #Pracegover 

Mais informações   

Texto publicado: Amab, com edição da Ascom