A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, participou do Workshop Tecnologia e Inovação: Perspectivas para a Justiça Estadual Brasileira. A iniciativa, que aconteceu nos dias 1º e 2 de agosto, no Auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, foi promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e reúne juízes e desembargadores de todo o país. Uma equipe composta por magistrados e servidores do Judiciário baiano participou do evento.
Voltado aos Presidentes dos Tribunais de Justiça, aos Juízes Auxiliares e aos Diretores de Tecnologia da Informação das Cortes de Justiça, o Workshop, que contou com a parceria do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), debateu os temas Tecnologia e Inovação.
O Presidente do TJAL e anfitrião do evento, Desembargador Fernando Tourinho, pontuou, na abertura, que as inovações são importantes para melhorar os serviços prestados pelo Judiciário e merecem atenção especial dos gestores dos Tribunais. De acordo com o Magistrado, “quem não gosta da tecnologia está na contramão da história”.
De forma similar, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luís Roberto Barroso, comentou, por meio de um pronunciamento em vídeo, que o evento significou uma excelente oportunidade para o aprofundamento de ações colaborativas, decisiva para os avanços no Judiciário.
Na sequência, os participantes assistiram à palestra “Inovação no Poder Judiciário”, ministrada pela Conselheira do CNJ Daniela Pereira Madeira. Na sequência, foi a vez de os Juízes Rafael Leite Paulo (Auxiliar da Presidência do CNJ) e José Faustino Macedo Souza, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), conduzirem o painel “O Futuro do Processo Eletrônico – Perspectiva do CNJ”.
Na sexta-feira (02/08), a Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Resende, participou da Reunião dos Presidentes dos Tribunais de Justiça, com tema livre. Palestras, debates e apresentações de sistemas de inovação, também, integraram a programação do segundo dia de atividades.
Além do TJBA e dos já citados, também estiveram presentes: o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE); o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF); o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES); o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO); o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA); o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT); o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG); o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA); o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE); o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN); o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS); o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO); o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP); o Tribunal de Justiça de Sergipe; e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Descrição da imagem: Presidente do TJBA junto a outras autoridades na mesa de abertura do evento. Ao fundo está um painel digital com informações sobre o evento. [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem