O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pela Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, está concorrendo, por meio do Programa “Linguagem Simples no TJBA”, a uma apresentação na “Maratona Linguagem Simples para a Cidadania”. O vencedor participará da maratona e apresentará a experiência do seu órgão. A exposição será transmitida pelo YouTube.
A votação, aberta ao público e realizada de forma on-line, segue até o dia 05 de outubro. O evento acontece no dia 17 de outubro, no Auditório da TV Câmara; e no dia 18, no Instituto Serzedello Corrêa, no Tribunal de Contas da União (TCU), a partir das 9h.
O evento é uma realização do Laboratório Hacker (LABHacker) e do Conselho de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, com o objetivo de debater o uso da Linguagem Simples como forma de aproximar as instituições públicas dos cidadãos. Lançamento de manual, palestras e debates estão entre as atividades que integram a programação.
Ações
No âmbito do Tribunal baiano, o tema foi trabalhado em diversas maneiras, gerando entre outras ações, a Página da Linguagem Simples. Criada no ano de 2023, a ferramenta facilita a compreensão das informações disponíveis no site oficial. A iniciativa foi promovida pelo Grupo de Trabalho (GT) da Linguagem Simples, presidido na época pela atual Presidente do Judiciário baiano e liderado, agora, pela Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar.
Descrição da imagem: card ilustrativo Linguagem Simples [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem