O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou a roda de conversa “Saúde mental na perspectiva feminina: corpo, mente, espírito e ambiente em equilíbrio”. O evento foi promovido no dia 26 de novembro por meio da Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina e com o apoio da Coordenadoria da Mulher.
A reunião aconteceu no Auditório do Anexo II do Tribunal baiano (sala 309) e buscou estimular reflexões sobre temas como amor, autocuidado, estresse no ambiente de trabalho, equilíbrio emocional, maternidade e carreira, além de encorajar mudanças positivas no cotidiano, em especial ao público feminino.
O evento contou com a presença da Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher, que iniciou o evento com uma mensagem sobre o equilíbrio e a força feminina e, também, fez o encerramento com uma breve síntese dos acontecimentos e um convite para que os presentes cantassem a música “Clareou.”
“Essa música traz a questão da fé, da esperança, todas nós temos que nos vestir com as roupas da fé e da esperança e saber que tudo passa e que tudo vai ‘clarear,’ ou seja, nós também podemos chegar lá, superar todas as dificuldades, ter equilíbrio no trabalho e ser feliz! Que é o que importa”, disse a magistrada.
Uma das palestrantes foi a Juíza Cristiane Menezes Santos Barreto que abordou conceitos de Martin Seligman sobre psicologia positiva e resiliência. “Esse evento é importante porque temos interesse de falar sobre esse tema e abri-lo para as mulheres e discutir todas as dificuldades que a gente tem de lidar com maternidade, menopausa, liderança, trabalho. Por que ainda é tão desafiador ser mulher, ser profissional e ter saúde? Acreditamos que esse é o começo de novos diálogos entre todas as mulheres que queiram participar”, declarou a Juíza sobre o evento.
“Para mim, falar sobre o climatério é libertador, estamos nós aqui, mulheres, sobre nossas experiências de vida, perspectivas para o futuro e sobre as dores e os amores de sermos mulheres; então, é muito importante esse apoio mútuo que esse evento vai nos proporcionar”, disse Ana Paolo Robatto, Psiquiatra e Médica Perita do TJBA, que palestrou sobre estresse, trabalho e a importância do apoio social.
Participaram, também, a Juíza do TJBA, Verônica Moreira Ramiro; a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Karinny Virginia Peixoto de Oliveira; a Defensora Pública Camila Canário; e a Especialista em Desenvolvimento Humano, Magaly Evangelista.
Descrição da imagem: pessoas em pé, próximas umas das outras, olhando para a câmera [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem