A Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), promove o 6º Encontro do Projeto Ampare, como parte da programação da Semana Nacional de Mobilização contra o Assédio, entre os dias 6 e 9 de maio. O evento tem como objetivo discutir maneiras de contribuir para a formação cidadã dos estagiários, no tocante à construção de uma sociedade mais igualitária, inclusiva, consciente e justa.
A Codes conta com o suporte da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Sexual, Moral e da Discriminação, bem como do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do TJBA (NJR2G). Todos os estudantes de nível médio foram convocados.
O Projeto Ampare, uma iniciativa dedicada à orientação e ao acolhimento em questões de assédio, inclusão, discriminação e violência de gênero, para estagiários do TJBA, realiza esse tipo de encontro para debater questões sociais de relevância pública e impacto jurídico. A proposta atende ao objetivo estratégico da gestão do Tribunal baiano, presidido pela Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, acerca do foco em garantir a integridade e em assegurar as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
A ação ocorre nos turnos matutino e vespertino. Nos dias 6 e 7 de maio, acontecem na Universidade Corporativa Hermes Lima (Unicorp), enquanto nos dias 8 e 9 ocorrem na Sala 309, Anexo II do Auditório II. No turno da manhã, as aulas são das 8h às 12h; e no turno da tarde, das 14h às 18h. Cada turma tem no máximo 30 alunos por turno.
Os estagiários explorarão o tema do assédio, visando à conscientização e à transformação, especialmente no contexto do mercado de trabalho. Para isso, serão instruídos pelos formadores do Núcleo de Justiça Restaurativa, os quais empregam a metodologia dos Círculos de Construção de Paz.
Os formadores encarregados dessa capacitação são: Françoise da Anunciação Costa, Leydilva Pinheiro da Silva, Luana de Jesus Nascimento, Marília Pereira Marques Marinho, Gabriela Silva e Mendonça, Rodrigo Sales Tavares, Lanara Garcia Samartin e Alineton Adson Aleluia Ameno.
SEMANA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO
A Semana Nacional de Combate ao Assédio conta com ações direcionadas a servidores, magistrados, estagiários e colaboradores terceirizados, que reforçam a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, presente na Resolução nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e regulamentada pelo Decreto Judiciário nº 873/2020, bem como presente na Cartilha Institucional do TJBA.
A Semana acontece do dia 6 a 10 de maio.
Clique aqui e saiba mais sobre a Semana
Descrição da imagem: marca do Projeto Ampare [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem