No dia 25 de março, comemora-se o dia do Oficial de Justiça, e, como forma de celebração, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, sediou um seminário, voltado para debater temas de interesse da categoria e prestigiar esses profissionais. Segurança, educação financeira e inteligência emocional foram temáticas que nortearam as exposições.
A Mesa de Abertura foi composta pelo Desembargador Pedro Augusto Guerra, representando o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; pelo Deputado Federal, Capitão Alden; pelo Presidente da Associação dos Oficiais de Justiça da Bahia, Itailson Farias; pelo Coordenador das 24 Centrais de Mandados existentes na justiça da Bahia, Osenar dos Santos Silva; e pela Coordenadora da Central de Mandados de Salvador, Gisselia Rosamilans.
Na ocasião, o Desembargador Pedro Augusto Guerra expôs a honra que sente em estar representando o Presidente do TJBA em um evento de tanta importância para o Poder Judiciário Baiano. “É um seminário que debateu assuntos importantes de um modo geral, não só para Oficiais da Justiça, mas também para todas as profissões, principalmente aquelas que estão interligadas na área jurídica”, comentou.
O evento ocorreu no Auditório Desembargadora Olny Silva, localizado no edifício-sede do TJBA, no dia 27 de março. Na oportunidade, o Presidente da Associação, Itailson Farias, falou sobre a sua trajetória à frente da coordenação e de como o setor tem buscado difundir boas práticas e “prezar pela eficiência da atividade”.
No turno da manhã, o Deputado Federal Capitão Alden palestrou com o tema “Desvendando os segredos do mundo do crime”. Em seguida, o Especialista em Segurança João Neto, 1° Inspetor Geral da Guarda Municipal, falou sobre “Atenção e Consciência Situacional” dentro do contexto da segurança.
No turno da tarde foi a vez de debater sobre educação financeira, com o Servidor do TJBA, Rodrigo Uzeda; e sobre inteligência emocional em face das condutas assediosas, com o Servidor e Psicólogo, Claudio da Silva.
A Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, Presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G) do TJBA, fez uma participação especial no evento e, também, conversou com os oficiais. Ao final, comentou que foi “um espaço importante, onde conseguimos refletir sobre algumas questões específicas e importantes”.
Descrição da imagem: mesa de honra do evento e parte da plateia {Fim da descrição}.
#pracegover #pratodosverem