A Coordenação de Saúde Ocupacional (Cosop) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) destaca a importância da rede de apoio na prevenção do suicídio. Ressalta ainda que a atenção cuidadosa e o apoio emocional, isento de críticas e julgamentos, podem auxiliar para o bem-estar psíquico.
O PJBA adere à campanha do Setembro Amarelo e reforça as ações de conscientização e orientação para prevenção do suicídio. As fachadas dos prédios principais seguem iluminadas na cor amarela para chamar atenção ao tema.
O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A importância da rede de apoio na prevenção do suicídio
Equipe COSOP PJBA
Dentre as principais causas associadas ao comportamento suicida está a presença de transtornos mentais, tais como as síndromes depressivas e o transtorno bipolar, não tratados com as medidas necessárias. Essa ausência ou falta de adesão ao tratamento, em muitos casos, se deve justamente às características dos sintomas desses quadros, que podem incluir indiferença afetiva, perda de interesse por atividades, crenças de desesperança e desamparo.
Por isto, a grande importância de uma rede de apoio, que pode ser composta por amigos, familiares e/ou colegas de trabalho, que possam incentivar o indivíduo a buscar os serviços de saúde especializados e auxiliá-lo no cumprimento das recomendações médicas por meio de um diálogo acolhedor.
A atenção cuidadosa e o apoio emocional isento de críticas e julgamentos são grandes aliados na promoção do bem-estar psíquico, e podem ser o diferencial para a prevenção de ideias autodestrutivas e salvar vidas.
A Coordenação de Saúde Ocupacional – Cosop/TJBA encontra-se disponível pelo endereço psicossocial@tjba.jus.br para maiores esclarecimentos ou agendamento do serviço de Acolhimento Psicológico.
Saiba mais:
SETEMBRO AMARELO: EQUIPE DA COSOP PROMOVE REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DAS EMOÇÕES DESAGRADÁVEIS