“O suicídio, hoje, constitui em um dos mais graves problemas que temos enfrentado na sociedade. E uma palavra pode salvar uma vida”, destaca Cláudio Manoel Nascimento Gonçalo da Silva, Psicólogo do TJBA. Em vídeo gravado, especialmente para a campanha do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) de valorização da vida, Setembro Amarelo, o profissional ressalta a importância da conversa e de dar atenção, caso alguém do seu lado diga coisas como “Não aguento mais” ou “quero morrer”.
O artigo SUICÍDIO, SOFRIMENTO E O PODER DA PALAVRA discorre também sobre a importância da palavra certa para alguém que enfrenta um processo depressivo. O texto faz parte das publicações do TJBA neste mês de setembro. Todo o material com orientações e dicas está publicado na Intranet, no Minuto Saúde. Os textos também podem ser lidos no link “Artigos”, no menu à esquerda do site do TJBA.
As ações integraram a Campanha Setembro Amarelo, promovida na Corte baiana por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e Diretoria de Assistência à Saúde (DAS). Além da publicação de vídeos e artigos semanais, a programação da Campanha incluiu entrevistas na Rádio Web TJBA e rodas de conversa sobre o tema.
Rodas de Conversa – Durante a Semana da Saúde e Bem-estar, realizada entre os dias 16 e 20 de setembro, foram promovidas rodas de conversa sobre valorização da vida e prevenção do suicídio, no edifício-sede do TJBA. Na oportunidade, os profissionais da Coordenação de Saúde Ocupacional (Cosop) conduziram o debate. Na sexta-feira (27), a ação aconteceu no auditório de casamento, no Fórum das Famílias, em Nazaré.
Os psicólogos do Núcleo Multidisciplinar de Atenção a Saúde do Servidor, Cláudio da Silva e Ana Paula Teles, trataram sobre o comportamento suicida, suas bases psicobiológicas e o impacto em termos sociais. Já os médicos Paulo Filho, coordenador da Cosop, e Rogério Tourinho, Diretor de Assistência à Saúde, abordaram as estratégias clínicas do TJBA para intervenção e cuidado de servidores em risco. Além disso, o Massoterapeuta João Eudes, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) há 29 anos, apresentou a instituição que, desde 1962, dedica-se a prestar apoio emocional a qualquer pessoa, de forma gratuita.
Na roda de conversa, ocorrida sexta-feira (20), a Secretária de Gestão de Pessoas, Leila Lima Costa, e a Secretária-Geral da Presidência, Iramar Martinez, reafirmaram o compromisso da Presidência e dos Desembargadores da Corte baiana com políticas de saúde do Servidor e ações que envolvam tanto a capital, como o interior.
Na ocasião, foi anunciada a criação do primeiro Grupo Terapêutico para Oficiais de Justiça, com ação dos psicólogos do Núcleo Multidisciplinar de Atenção a Saúde do Servidor.