O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau (NJR2G), o Seminário Internacional de Justiça Restaurativa, no dia 8 de novembro, no Auditório Desembargadora Olny Silva. O evento abre as ações, no Judiciário baiano, da campanha que acontece em diversos países para a divulgação do tema.
Inscrições para magistrados e servidores
Inscrições para o público externo
O Seminário ocorre das 8h30 às 17h30 e conta com participações internacionais e nacionais. A Mesa de Abertura será composta pela Presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau, a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, que também fará a abertura; pelo Doutor em Criminologia, Riccardo Cappi; e pela Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa na Ordem dos Advogados da Bahia (BA), Maria Aparecida Diniz.
A Juíza Catarina de Macedo Nogueira Lima e Correa apresenta a primeira palestra com o tema “Justiça Restaurativa e Sistema de Justiça Formal: uma integração possível e necessária”. Em seguida, a Professora de Criminologia Mylène Jaccoud, da Universidade de Montreal, faz a palestra, com tradução simultânea, “Um olhar internacional sobre a efetividade da Justiça Restaurativa.”
A Professora em Vitimologia e Política Criminal na Universidade do País Basco, Gemma Varona, também palestra com tradução simultânea. Seu tema é “Justiça Restaurativa socioambiental: complexidade dos danos e do tratamento dos conflitos”. E, por fim, a palestra do Psicólogo Paulo Moratelli sobre “As Órbitas Relacionais e sua aplicação na Transformação de Conflitos.”
O evento conta com a transmissão pelo canal do YouTube do Poder Judiciário da Bahia. Para receber certificado de participação, é preciso realizar a inscrição via Sistema de Educação Corporativa da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima do TJBA (links acima).
.
Descrição da imagem: marca do mês da justiça restaurativa – bonecos em círculos e de mãos dadas [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem