Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA celebra o Dia Nacional da Adoção: data conscientiza a sociedade sobre o tema
24 de maio de 2024 às 17:49
TJBA celebra o Dia Nacional da Adoção: data conscientiza a sociedade sobre o tema

No Brasil há cerca de 4.700 crianças disponíveis para adoção, enquanto 36.349 pretendentes desejam adotar. Na Bahia, são 211 crianças e 1.377 interessados. Esses dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foram coletados em 24 de maio, às 17h. 

Diante dessa disparidade, no Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) busca conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão em um ambiente familiar para as crianças/adolescentes que estão aptas para serem adotadas.  

A data destaca a importância de refletir sobre o preconceito com a adoção de crianças mais velhas, grupos de irmãos e aqueles com necessidades especiais.  

Para simplificar a compreensão sobre adoção, o Podcast Justiça Explica, da Rádio Web do TJBA, conversou com o Coordenador da Infância e Juventude, Desembargador Salomão Resedá.  

 Confira a entrevista completa 

Abaixo, seguem informações do CNJ para os interessados em adotar:  

– Pessoas maiores de 18 anos, sendo 16 anos mais velhos do que o adotando, podem adotar; 

– O estado civil não importa, desde que você proporcione um ambiente seguro e familiar adequado; 

– O processo de adoção é gratuito e deve ser iniciado na Vara de Infância e Juventude mais próxima de sua residência; 

– A pessoa que resolve adotar passa por fases de entrega e análise de documentos; avaliação de uma equipe interprofissional; participação em programa de preparação para adoção; análise do requerimento pela autoridade judiciária; e ingresso no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA); 

– A pessoa que pretende adotar, monitorada pela Justiça e pela equipe técnica, pode visitar o abrigo onde o jovem mora e é permitido dar pequenos passeios para fomentar a aproximação entre as partes; 

– Há um momento de construção de relações, onde a criança ou o adolescente passa a morar com a família, sendo acompanhados e orientados pela equipe técnica do Poder Judiciário. Esse período tem prazo máximo de 90 dias, prorrogável por igual período.  

Confira o passo a passo de como adotar uma criança no Brasil  

Descrição da imagem: ilustrativa com a imagem de uma criança segurando um desenho de uma família. Tem escrito Dia Nacional da Adoção e a marcas do TJBA [fim da descrição].  

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA