Uma aula sobre Controle Externo e Tribunais de Contas foi ministrada pela Conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e Professora, Carolina Matos, na 4ª edição do Curso de Formação Inicial para os novos Juízes de Direito Substitutos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) – instituição presidida pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco -, na terça-feira (21).
O Desembargador Presidente fez a abertura da aula e apresentou a Conselheira aos Juízes Substitutos. “A Conselheira tem uma gama de reflexões. Eu a convidei com muito gosto, diante da percepção de que no currículo de formação tínhamos o Direito Tributário, mas não tínhamos o Direito Financeiro. E, com certeza, os senhores, no exercício da judicatura, vão se deparar com questões desta área”, destacou.
Na ocasião, o Diretor-Geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp) do TJBA, Desembargador Mário Albiani Júnior, reforçou a relevância da temática. “O assunto tratado pela Conselheira é de extrema importância para todos nós, pois fomenta arranjos institucionais, interinstitucionais e impacta no funcionamento do Judiciário. Estamos em uma era da Justiça multiportas, e, essa abordagem, exige que nós, magistrados, tenhamos o máximo de conhecimento”, acrescentou.
Com o tema “Controle Externo, Tribunais de Contas e a aplicação do Direito Financeiro”, a aula reforçou a importância do Controle Externo da gestão pública, o estatuto jurídico dos Tribunais de Contas e a aplicação prática do Direito Financeiro para os Juízes, que serão demandados a aplicar as regras disciplinadoras da gestão dos recursos públicos, essenciais para a execução das políticas públicas e a realização dos direitos fundamentais em suas Comarcas.
Os 63 novos Juízes Substitutos do TJBA, que tomaram posse em maio deste ano, tiveram a oportunidade de estudar as normas jurídicas que regulam a atividade financeira do Estado, abrangendo os temas da receita, despesa, orçamento, bem como os princípios e as regras que orientam a atuação dos Tribunais de Contas na análise da gestão dos recursos públicos, com exemplos práticos de decisões, auditorias realizadas e sistemas desenvolvidos pelo TCE/BA.
A aula visou fornecer instrumentos práticos para a atuação dos magistrados em ações que envolvem aspectos de Direito Financeiro e Orçamentário, e abordou também assuntos relacionados aos reflexos da judicialização das políticas, na execução do orçamento público, e os limites e as responsabilidades impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que busca assegurar o equilíbrio das finanças públicas.
A abordagem do tema na capacitação promovida pela Unicorp, destinada aos novos Juízes de Direito Substitutos, é uma importante iniciativa do Poder Judiciário baiano, face às repercussões do Direito Financeiro, na implementação dos direitos fundamentais por meio das políticas públicas, razão pela qual esse ramo do Direito se tornou conteúdo obrigatório do projeto pedagógico dos cursos de Graduação em Direito, desde 2021. Nesse contexto, o Judiciário exerce papel relevante em buscar a ponderação entre a proteção dos direitos fundamentais com o respeito à discricionariedade administrativa, à sustentabilidade fiscal e à separação dos poderes.
Na oportunidade, o Desembargador Mário Albiani Júnior ressaltou que a aproximação do Tribunal baiano com o TCE possibilita a implementação de “medidas valiosas”, como a abordagem da judicialização na saúde pública e a execução do orçamento, tanto municipal quanto estadual.
No final, a Conselheira foi aplaudida pelos jovens magistrados demoradamente, depois de uma aula com quase 4 horas de duração, compartilhando conhecimento e experiência no desempenho das funções no Tribunal de Contas do Estado, mediante uma didática dialógica e participativa.
A Conselheira Carolina Matos, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, é mestre em Direito, Governança e Políticas Públicas pela Universidade Salvador, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado da Bahia e bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, membro da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do Instituto Rui Barbosa, além de ser Coordenadora do Projeto Interinstitucional ‘Educação é da Nossa Conta’.
Unicorp – A Universidade Corporativa do TJBA tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Diretor-Adjunto; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.
Descrição da imagem: composição de 3 fotos, uma com Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, sentado a mesa de abertura com o Desembargador Mário Albiani Júnior e a Conselheira Carolina Matos, outra com os três e os novos juízes e outra apenas destacando os três. [Fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem