O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou, nessa quinta-feira (1º), a 53ª entrega de produtos da sua horta à Organização do Auxílio Fraterno (OAF), instituição filantrópica sediada no bairro da Liberdade, em Salvador. A ação é parte do projeto de hortas e jardinagem do TJBA, mantido desde 2017, e contou com a doação de alimentos frescos, como abóbora, couve, alface, coentro, aipim, berinjela, maxixe e quiabo.
Apoiado pela Mesa Diretora, pela Secretaria de Administração do TJBA e pela equipe de jardinagem da Corte baiana, o projeto é um exemplo de compensação ambiental decorrente do funcionamento do Tribunal, conforme a Resolução CNJ nº 400/2021, atualizada pela Resolução CNJ nº 550/2024. Desde a sua criação, a horta do TJBA tem cultivado diversas espécies ornamentais, frutíferas, além de verduras e legumes, contribuindo, de modo significativo, para a sustentabilidade.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Plano de Logística Sustentável do Tribunal baiano. O projeto foi destacado, recentemente, pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho durante o evento Sustenta Bahia – Fórum ESG, realizado nesta semana, reforçando o comprometimento do TJBA com a gestão pública sustentável.
Na ocasião da entrega, estiveram presentes a servidora Tatiana Brandão Pomponet e o representante da equipe de jardinagem, Robson Clarindo. A doação não apenas reforça o compromisso do TJBA com a comunidade, mas também exemplifica o impacto positivo de práticas sustentáveis no dia a dia da instituição.
Sob a presidência da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, o TJBA segue firme em sua missão de promover uma gestão ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa. Essa ação está em conformidade com as Diretrizes da Gestão da Presidência para o biênio 2024-2026, especialmente a 13ª cujo teor visa assegurar que as iniciativas do Tribunal sejam concebidas e implementadas considerando aspectos técnicos de sustentabilidade, eficiência energética, redução de poluentes e promoção da sustentabilidade ambiental.
Descrição da imagem: Duas mulheres ao lado das doações. [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem