O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebe o IV Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (IV Cojum) no período de 2 a 5 de dezembro. O evento reúne os Ouvidores dos Tribunais dos 27 Estados da Federação, com o propósito de promover a troca de experiências e conhecimentos; fortalecer o diálogo entre o Judiciário e a sociedade civil; e contribuir para a melhoria dos serviços prestados às mulheres vítimas de violência.
A abertura, no dia 2 de dezembro, ocorre no 4º andar do Anexo II da sede do TJBA, a partir das 8h30. A palestra magna, com o tema “Ouvidorias da Mulher e Inteligência Artificial: ferramenta de promoção da igualdade de gênero”, será apresentada pela Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia (OAB/BA), Daniela Borges.
Em seguida, o tema “Da pesquisa à prática: o papel da academia no enfrentamento à violência de gênero” será apresentado pelo Doutor em Direito Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth e pela Doutora em Direito Rosane Teresinha Carvalho Porto. Haverá um momento para a manifestação das Ouvidoras presentes.
Participe! Inscreva-se: Magistrados e Servidores | Público Externo
Na terça-feira (3 de dezembro), a Juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e Ouvidora Substituta do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP), Maria Domitila Mansur, faz uma exposição com o tema “Ações de prevenção e enfrentamento à violência contra magistradas e servidoras do Judiciário”. Neste dia, o encontro e os debates acontecem na 1ª Instância, no prédio das Varas do Trabalho, Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira.
Nos dias 4 e 5 de dezembro, o Cojum proporciona visitas à Casa da Mulher Brasileira e à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), respectivamente.
Durante o mesmo período, o TJBA recebe outros dois eventos que discutem temáticas relacionadas ao enfrentamento da violência contra mulher. São eles: o XVI Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid); e a reunião do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid).
A cerimônia de abertura, do Fonavid acontece no dia 2 de dezembro, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. As palestras/oficinas serão realizadas nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, das 9h às 18h30, no Hotel Mercure, bairro do Rio Vermelho. E o encerramento do evento (dia 6) ocorre às 13h30, no Auditório Olny Silva, no edifício-sede do TJBA. Já a reunião do Cocevid ocorre no dia 2 de dezembro, no Salão do Pleno do TJBA, durante a tarde.
Descrição da imagem: foto aberta com o Elevador Lacerda e a paisagem ao redor; há informações sobre o IV Cojum[fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem