Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja

Agência de Notícias

TJBA reinaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Comarca de Castro Alves
22 de setembro de 2023 às 16:20
TJBA reinaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Comarca de Castro Alves

A modernização do Primeiro Grau é pauta constante na gestão do Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Na quinta-feira (21), foi a vez da Comarca de Castro Alves, distante a 200 quilômetros de Salvador, receber o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) reformado. A solenidade de reinauguração do equipamento foi presidida pelas Desembargadoras Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos e Pilar Célia Tobio de Claro, que na ocasião representaram o Chefe do Judiciário baiano.   

As Desembargadoras reativaram na memória o período que estiveram na Comarca de Castro Alves-BA e saíram pelas ruas da cidade, para ver as transformações 33 anos depois. Resolveram visitar na Rua Paschoal Blumetti, a casa que viveram durante o período que trabalharam no local. Logo depois, se deslocaram para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que está em reforma ao completar 150 anos de tradição. Por último, chegaram ao Fórum, onde foram recebidas pelos servidores com muito carinho e emotividade. 

Em agosto do ano passado, o Presidente do TJBA, cabe salientar, visitou emocionado a cidade de Castro Alves, onde morou desde os dois anos de idade, para a reinauguração do Fórum Clóvis Leone e uma unidade do Cejusc. A respectiva unidade, em funcionamento deste julho deste ano, já realizou 78 audiências processuais e 38 pré-processuais. Desses, 33 resultaram em acordo.   

“Hoje é um dia especial. Essa foi a minha casa. Muito obrigada pelas maravilhosas lembranças e por esse momento”, disse contendo as lágrimas, a Desembargadora Pilar Célia, ao rememorar à época em que atuou como Juíza na Comarca.   

A Desembargadora Lisbete Teixeira, que também foi Juíza em Castro Alves, falou emocionada. “É com singular alegria que volto, e com muita honra, representamos o Presidente Nilson Soares Castelo Branco. Parabéns ao Tribunal de Justiça e ao município de Castro Alves”, disse a Magistrada. 

TJBA reinaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Comarca de Castro Alves

“Em data anterior, entregamos a reforma desse prédio. Agora, retornamos, afirmando o compromisso do Presidente Nilson Soares com a valorização do Primeiro Grau”, disse o Juiz Assessor Especial da Presidência para Magistrados (AEP I), Ícaro Matos.  No seu discurso, ele falou da importância do Cejusc. “A decisão, fruto de um processo de conciliação, é muito mais legítima que a resultante de uma via judicial, porque os envolvidos no conflito são os protagonistas da solução”.   

O Cejusc visa à resolução dos conflitos por meio de métodos consensuais, realizado por um mediador, um conciliador ou um facilitador. Na estrutura física: recepção, salas para atendimento e mediação, sala para assistência social e para prática de círculos de construção de paz. Atualmente, o TJBA possui mais de 120 unidades espalhadas na capital e no interior do Estado.   

O Juiz e Diretor do Fórum da Comarca de Castro Alves, Marcos Vinicius de Lima Quadros, ressaltou as vantagens do Cejusc como democratizador do acesso à justiça e fomentador à cultura da paz. Na oportunidade, presenteou, em nome dos servidores, as Desembargadoras Lisbete Maria e Pilar Célia, com dois arranjos de lírios.   

O Prefeito do município, Thiancle da Silva Araújo, falou do orgulho que o Chefe do Judiciário baiano representa para os castro-alvenses. “Ele é um exemplo de vida e muito do que os senhores estão vendo aqui, é fruto da gestão dele”, disse em tom de agradecimento. Ao término dos pronunciamentos, os presentes foram convidados a acompanharem o descerramento da placa de reinauguração do Cejusc e visita às instalações.   

Compuseram também a Mesa de Abertura, além dos já citados, o Presidente da Câmara Municipal de Castro Alves, Vereador Josemir Oliveira Mota o doador e construtor do Santuário de Irmã Dulce em Castro Alves, Ivan Leão; o Procurador do município de Castro Alves, Tulio Santos Logrado; o Delegado Edilson Campos Magalhães. 

No final visitaram o Santuário de Irmã Dulce onde foi celebrada uma missa. O pároco agradeceu a visita das Desembargadoras Pilar e Lisbete num local de oração, de encontro com Deus e de reanimar a fé e a esperança. Ainda receberam as bençãos do padre e tomaram a hóstia em ritual de comunhão. O empresário e engenheiro civil Ivan Leão, que doou o terreno e construiu o Santuário, depois de alcançar uma graça da Santa Dulce dos pobres, fez questão de levar as ilustres Desembargadoras e o Juiz Ícaro Almeida Matos a uma visita guiada no memorial, para marcar o momento especial.

TJBA reinaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Comarca de Castro Alves

 

Descrição da imagem: Desembargadoras Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos e Pilar Célia Tobio de Claro entre outras autoridades, assessores e servidores, posando para a foto, na sala de audiências do Fórum de Castro Alves {fimdadescrição}.

#pracegover #pratodosverem 

 

Texto publicado: Ascom PJBA