Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA reúne autoridades em celebração pelo Centenário da Morte de Ruy Barbosa
6 de março de 2023 às 10:19
TJBA reúne autoridades em celebração pelo Centenário da Morte de Ruy Barbosa

Um momento solene de reconhecimento e homenagens – em memória do Advogado, Político, Escritor, Jornalista e Diplomata Ruy Barbosa – marcou a passagem do Centenário da Morte de Ruy, nesta quarta-feira (1º). A cerimônia, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), aconteceu no átrio do Fórum Ruy Barbosa, reunindo autoridades dos três Poderes, além de civis e militares. 

Como parte da programação, o Professor Edvaldo Brito foi homenageado com a outorga da Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa e o TJBA lançou a terceira edição do Livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”. 

Assista à cerimônia na íntegra 

Clique aqui e acesse a galeria de fotos do evento 

“Temos muita honra de realizar essa solenidade. Um prestígio para o Tribunal de Justiça da Bahia, porque todo o Brasil olha para este evento, sabe que Ruy Barbosa foi sepultado aqui com a mulher e nós devotamos todo o carinho e amor com a memória dele”, declarou o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. 

TJBA reúne autoridades em celebração pelo Centenário da Morte de Ruy Barbosa

A solenidade começou com a exibição de um vídeo, com edição especial, do registro do translado dos restos mortais de Ruy Barbosa e de sua esposa Maria Augusta para Salvador, bem como do desfile cívico, ocorrido em 5 de novembro de 1949, data de inauguração do Fórum Ruy Barbosa e da comemoração do centenário de nascimento do Jurista. 

O Presidente Nilson Castelo Branco destacou, no seu discurso, pontos importantes da vida do baiano Ruy Barbosa, como a incessante luta pela liberdade, as suas diversas habilidades e a participação na vida e na política brasileira e internacional, sendo muito aplaudido por todos os presentes. O Desembargador Presidente, também, exaltou o Professor Edvaldo Brito, a quem o Tribunal outorgou a Medalha Ruy Barbosa. Falou sobre a vida dele, a formação acadêmica, os cargos exercidos, as homenagens recebidas e citou semelhanças entre o Professor e Ruy Barbosa, a exemplo da luta contra intolerância religiosa. 

TJBA reúne autoridades em celebração pelo Centenário da Morte de Ruy Barbosa

“Essa Medalha tem um simbolismo inexaurível pela precedência do nome que ostenta. É a versatilidade profissional das inúmeras habilidades de Ruy”, afirmou. O Presidente agradeceu aos presentes e parabenizou o Professor Edvaldo, parafraseando Ruy Barbosa: “Em tudo isso não há surpresas que se não possam esperar da tenacidade e da santidade no trabalho”. 

Ao final do pronunciamento, entregou a Medalha do Mérito Jurídico para o Professor Edvaldo Brito. O Desembargador Lidivaldo Reaiche, Presidente da Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa, fez a entrega do Diploma ao homenageado. A Medalha, instituída pela Resolução n. 04/1999, reconhece personalidades nacionais por seus méritos e relevantes serviços prestados à Bahia e ao país. 

O Professor Edvaldo, quinta personalidade a receber a honraria, demonstrou orgulho e alegria com o reconhecimento. “Nenhum de nós faz nada sem a família”, disse o Professor em tom de agradecimento e afeto. O homenageado, em seu discurso, rememorou características marcantes do Jurista Ruy Barbosa; agradeceu aos amigos presentes e ao Chefe do Judiciário baiano; falou de religião; lembrou histórias; e compartilhou aprendizados. “Estou muito grato a este Tribunal e a Vossas Excelências que compõem essa Comissão de Honraria”. 

Cabe salientar que o evento recebeu o apoio do Governo da Bahia e teve a presença do Vice-Governador, Geraldo Júnior. Na ocasião ele ressaltou a importância da homenagem a Ruy e ao Professor Edvaldo Brito, e que a cerimônia teve um simbolismo especial. ‘’Para nós hoje, sob a condução do Presidente do Tribunal de Justiça é mais uma honra’’, finalizou o Vice-governador. 

Entre os presentes, estava o tetraneto de Ruy Barbosa, Gabriel Ruy Barbosa, o qual recebeu das mãos do Presidente do TJBA o primeiro exemplar da terceira edição do livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”, lançado no evento. Ele agradeceu ao Tribunal e falou da sua relação com o Direito e com a história de Ruy. 

O Chefe da Missão Diplomática da Embaixada da Polônia no Brasil, Maciej Brodowicz, também marcou presença. A Polônia possui uma relação de gratidão ao baiano Ruy Barbosa. Nas Conferências de Haia (1899-1907), Ruy defendeu a igualdade das nações, a soberania e a independência da Polônia. Em reconhecimento ao posicionamento e atitudes do Jurista, o país construiu o Liceu Ruy Barbosa, uma escola secundária em Varsóvia que ensina também o português.

TJBA reúne autoridades em celebração pelo Centenário da Morte de Ruy Barbosa

Maciej Brodowicz – Chefe da Missão Diplomática da Embaixada da Polônia no Brasil

“Sinto-me muito honrado pelo convite para participar dessa solenidade. Ruy Barbosa possui uma importância imensurável para os poloneses. A posição do grande Jurista brasileiro é bastante reconhecida pela comunidade polonesa no Brasil e também na Polônia, o exemplo é a escola Liceu Ruy Barbosa”, afirmou. 

A solenidade do TJBA foi encerrada com a visita das autoridades à cripta onde estão os restos mortais de Ruy Barbosa e Maria Augusta e com a colocação de flores. O Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Castelo Branco, falou da importância histórica de Ruy Barbosa e da realização das homenagens. 

O Desembargador Lidivaldo Brito, Presidente da Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa, considerou a cerimônia muito “significativa” e “emocionante”. Ele destacou a participação de autoridades e representantes de instituições e da sociedade civil, além de valorizar o legado de Ruy Barbosa. 

O momento culminante da solenidade ocorreu quando, na cripta, o Professor Edvaldo Brito, homenageado com a medalha Ruy Barbosa, juntamente com o Chefe da Missão Diplomática da Embaixada da Polônia no Brasil, Maciej Brodowicz, e o tataraneto de Ruy Barbosa, Gabriel Ruy Barbosa, colocaram uma coroa de flores no túmulo de Ruy Barbosa e de sua esposa Dona Maria Augusta. Acompanhe os detalhes durante a transmissão.

Entre as autoridades presentes, estavam o Chefe da Missão Diplomática da Embaixada da Polônia no Brasil, Maciej Brodowicz; o Vice-Governador do Estado da Bahia, Geraldo Júnior, representando o Governador Jerônimo Rodrigues; o Deputado Estadual Marquinhos Viana, representando o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Zé Raimundo; a Procuradora-Geral de Justiça do Estado da Bahia e Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados da União, Norma Cavalcanti; o Procurador-Chefe da União no Estado da Bahia, Victor Guedes; a Defensora Pública Sinara Gomes, representando o Defensor Público Geral do Estado da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes; o Conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Francisco Netto; a Desembargadora Federal do Trabalho Suzane Faillace Castelo Branco; o Reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez; o Deputado Federal Antônio Brito; o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro; o Advogado Gabriel Ruy Barbosa, tetraneto de Ruy Barbosa, representando os familiares do homenageado; o Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joacir Goes; entre outros. 

Participaram, também, membros do Judiciário baiano, como o Desembargador Lidivaldo Reaiche, Presidente da Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa e Membro da Comissão Permanente de Memória do TJBA; o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, Presidente da Comissão de Segurança do TJBA; as Desembargadoras do TJBA, Joanice Maria Guimarães de Jesus, Nágila Brito e Maria da Purificação; os Desembargadores Geder Luiz Rocha Gomes, Lourival Almeida Trindade, Abelardo da Mata e Adonias Aguiar Bastos; o Juiz Assessor Especial da Presidência I, Ícaro Almeida Matos; entre outros magistrados, assessores, secretários e servidores do Judiciário baiano. 

SEMINÁRIO – O TJBA dá continuidade à celebração do Centenário da Morte de Ruy Barbosa com a realização do Seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”, nos dias 09 e 10 de março. Serão dois dias de exposições, abordando 11 temas da vida de Ruy. O evento, que acontece no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do TJBA (Centro Administrativo da Bahia), está com inscrições abertas para o público interno e externo. O acesso é gratuito e os estudantes receberão certificados. 

Clique aqui para se inscrever – magistrados e servidores   

Clique aqui para se inscrever – público externo 

A abertura caberá ao Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e a palestra de encerramento será proferida pela Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, abordando a importância da Democracia e da República. 

Descrição da imagem: Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, discursando no átrio do Fórum Ruy Barbosa para autoridades presentes. [fim da descrição] 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom PJBA