A Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp-TJBA) inaugurou o Fórum de Comunicação e Justiça com a reunião intitulada “Comunicar Direito: Mídia e Justiça em Busca do Diálogo”, na sede da Unicorp-TJBA, nessa terça-feira (17). O evento reuniu Magistrados, Servidores, Membros do Poder Judiciário e representantes da imprensa baiana, com vistas a debater as intersecções entre o Campo Jurídico e a Comunicação.
Assista à primeira reunião do Fórum Comunicação e Justiça
Instalado pela Portaria nº 43, o Fórum Permanente foi instalado na estrutura da Unicorp-TJBA e possui, atualmente, sete integrantes. Para o Desembargador Jatahy Júnior – Diretor-Geral da Unicorp-TJBA e Presidente do Fórum –, “essas duas importantes instituições da sociedade devem estreitar o seu relacionamento para melhor informar o cidadão. A relação nem sempre é fácil entre os profissionais do Direito e os profissionais da Comunicação, pois o Direito tem suas peculiaridades, o chamado juridiquês; logo, precisamos ultrapassar esses empecilhos e quem vai ganhar com isso é a sociedade em geral”.
A primeira reunião do Fórum trouxe a discussão sobre o trabalho de pesquisa do jornalista Flávio Novaes, servidor do TJBA, “Cartografia da relação entre os Tribunais e os meios de Comunicação Social no Brasil: Uma experiência na Bahia”, defendida na Universidade de Coimbra, em Portugal. Presente na banca de exame desse trabalho e na primeira reunião do Fórum de Comunicação e Justiça, o Professor João Figueira destacou que essa iniciativa visa ao aumento de transparência e a uma melhor comunicação entre as diferentes instâncias, o que somente pode resultar no reforço da democracia e de suas instituições.
Para Flávio Novaes, a oportunidade de se fazer um Fórum como esse é essencial para o Poder Judiciário e para a sociedade. “O Tribunal é transparente, mas as notícias precisam chegar à sociedade. Precisamos criar projetos para eventos futuros como seminários, cursos, oficinas, abrir um diálogo para uma infinidade de temas como a audiência de custódia, o tribunal do júri, o abuso de autoridade, que é muito importante e são questões caras ao jornalismo também”.
Entre os objetivos do Fórum (previstos na Instrução Normativa nº 01/2023), estão o de “incentivar o debate crítico e democrático de modo a desenvolver a reflexão sobre novos temas jurídicos e disciplinares” e “sugerir à Direção-Geral da Unicorp a realização de cursos, palestras, convênios, destinados à qualificação da magistratura e dos servidores do Poder Judiciário”.
Descrição da imagem: Mesa de abertura do evento {Fim da descrição].
#pratodosverem #pracegover