A Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) reuniu-se com Magistrados, Gestores e Servidores para discutir o andamento de projetos estratégicos e avaliar os dados estatísticos do Órgão. A V Reunião de Análise da Estratégia (RAE) ocorreu na manhã de terça-feira (12), no auditório do TJBA.
Dando as boas-vindas, o Presidente do Tribunal, Desembargador Gesivaldo Britto, declarou abertos os trabalhos e, em seguida, a Secretária-Geral, a Servidora Iramar Viana, fez a leitura da ata da RAE anterior. Na sequência, o Secretário de Planejamento e Orçamento, Pablo Moreira, apresentou indicadores estratégicos levantados pelo Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (Nege), como Casos Novos, Processos Baixados e Taxa de Congestionamento. O Gestor ressaltou a necessidade da realização da Semana de Sentenças e Baixas Processuais e falou sobre a importância de se avaliar a estratégia.
“A RAE é uma das ferramentas de planejamento estratégico e serve como um marco de controle do rumo daquilo que foi planejado em sua estratégia. É muito importante a gente apresentar, realinhar, verificar se estamos no rumo daquilo que foi efetivamente planejado”, afirmou.
Antes de apresentar o progresso dos trabalhos relativos ao Portfólio 2018-2019, o Servidor Pedro Vivas abordou os projetos do biênio passado. Segundo dados do Escritório de Projetos e Processos Estratégicos (EPPE), 95,88% dos projetos do Portfólio 2016-2017 foram concluídos.
Sobre o portfólio atual, cada área apresentou o andamento dos projetos sob sua responsabilidade, mencionando as atividades realizadas e esclarecendo dúvidas sobre a execução. De acordo com o EPPE, a maioria dos projetos encontra-se em fase inicial.
Na oportunidade, foram exibidos quatro novos projetos, que agora também integram o Portfólio de Projetos Estratégicos 2018-2019. São eles: a implantação da “Gestão de Processos, priorizando os finalísticos (Projeto Genoma da Justiça)”, da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan); o “Plantão Virtual Integrado”, a “Coordenação de Cumprimento de Mandados” e o projeto “Você tem medo de quê?”, todos sob a responsabilidade da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ).
O acompanhamento e a avaliação dos resultados das metas e objetivos fixados por meio da RAE é uma necessidade estabelecida na Resolução nº 70/2009 do Conselho Nacional de Justiça e ratificada no artigo 9º da Resolução nº 198/2014. A próxima edição está prevista para o dia 21 de agosto.