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Glossário

Esta página tem a finalidade orientar o internauta sobre os termos utilizados pelo Poder Judiciário da Bahia sobre o atendimento aos itens do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, instituído pela Portaria CNJ nº 101 de 26 de março de 2021. Importa salientar que não constam desse glossário itens que, em nossa avaliação, são autoexplicativos.

Glossário

GESTÃO

O órgão publica:

1 – Os objetivos estratégicos, metas e indicadores?

2 – Os resultados alcançados pelo órgão?

3 – O registro das competências e responsabilidades do órgão?

4 – Estrutura organizacional, demonstrada de forma textual ou gráfica, que apresente claramente a relação hierárquica entre as unidades?

5 – Os atos normativos expedidos pelo órgão?

6 – Os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações e projetos desenvolvidos?

7 – Os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão, conforme glossários e indicadores da Resolução CNJ nº 76 /2009?

8 – O site dispõe de mecanismo que possibilite o acompanhamento dos respectivos procedimentos e processos administrativos instaurados que não se enquadrem nas hipóteses de sigilo?

AUDIÊNCIA E SESSÕES

O órgão publica:

9 – As audiências públicas, consultas públicas ou outras formas de participação popular?

10 – O calendário das sessões colegiadas?

11 – A Pauta de Julgamentos?

12 – O site possibilita a transmissão ao vivo, pela internet, das sessões dos órgãos colegiados do tribunal ou conselho?

13 – O vídeo da sessão dos órgãos colegiados é disponibilizado para acesso?

14 – A ata das sessões dos órgãos colegiados?

15 – A presença em Plenário?

16 – A pauta das reuniões de comissões e respectivos resultados e atas?

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO – SIC

O órgão publica:

19 – O campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial?”

20 – O sítio eletrônico tem uma dimensão denominada “Carta de Serviços ao Cidadão”?

21 – Há indicação do órgão ou unidade orgânica responsável pelo SIC?

22 – Existe indicação precisa no site de funcionamento de um Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) a que o cidadão possa entregar pessoalmente o pedido de acesso a informações?

23 – Existe indicação precisa no site de funcionamento de um Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) no qual o cidadão possa enviar pedidos de informação de forma eletrônica (e-SIC)?

24 – O site indica a possibilidade de acompanhamento posterior do pedido de acesso à informação?

25 – As Respostas a Perguntas mais frequentes da sociedade (FAQ)?

26 – Relatório estatístico anual contendo a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos, bem como informações genéricas sobre os solicitantes?

OUVIDORIA

O órgão publica:

27 – O site disponibiliza serviço que permita o registro de denúncias e reclamações?

28 – O site disponibiliza serviço que permita o acompanhamento de denúncias e reclamações?

29 – O site disponibiliza avaliação do serviço de registro de denúncias e reclamações?

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

O órgão publica:

30 – O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) e/ou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)?

32 – O portal (sítio) institucional do órgão contém área para pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de interesse coletivo ou geral?

33 – O portal institucional possibilita a extração de relatórios em diversos formatos eletrônicos, preferencialmente abertos, e não proprietários, tais como planilhas e texto (CSV, RTF), de modo a facilitar a análise das informações?

34 – O portal (sítio) institucional possibilita o acesso automatizado por sistemas externos (ex: webservices ou api’s) em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina?

35 – O portal (sítio) institucional permite o acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência, em atendimento ao estabelecido pela ENTIC-JUD (Resolução 211/2005, Art. 20, § 1º, VI) a qual dispõe sobre o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico?

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA

O órgão publica:

36 – Mensalmente, os dados de sua gestão orçamentária e financeira na forma do Anexo I da Resolução CNJ nº 102/2009?

37 – Mensalmente, os dados de sua gestão orçamentária e financeira na forma do Anexo II da Resolução CNJ nº 102/2009?

38 – A íntegra da Lei Orçamentária ou do quadro de detalhamento da despesa com a distribuição dos recursos por grau de jurisdição?

39 – O Mapa Demonstrativo da Execução Orçamentária do ano anterior, com indicação das despesas realizadas com o primeiro e o segundo graus de jurisdição?

40 – O ‘Relatório de Gestão Fiscal’?

42 – O órgão publica no site a relação dos contratados, com os respectivos valores pagos nos últimos três anos, exceto os sigilosos, nos termos da legislação?

LICITAÇÕES, CONTRATOS E INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO

O órgão publica:

43 – A íntegra dos ‘Estudos Técnicos Preliminares da Contratação’, desde que não tenha sido considerada sigiloso?

44 – A íntegra da Informação conclusiva sobre o ‘Valor Estimado da Licitação’, desde que não tenha sido considerada sigiloso?

46 – A íntegra dos questionamentos apresentados entre a publicação do Edital e a abertura da sessão pública?

47 – A íntegra das impugnações apresentadas entre a publicação do Edital e a abertura da sessão pública?

48 – O nome do vencedor da licitação?

49 – A íntegra dos contratos firmados?

50 – A íntegra dos Termos Aditivos assinados?

51 – A íntegra do Projeto Básico, Termo de Referência e documento similar, desde que não tenha sido considerado sigiloso?

52 – A íntegra dos atos de reconhecimento e ratificação da dispensa ou inexigibilidade de licitação, desde que não tenha sido considerado sigilosa?

53 – O órgão publica no site a íntegra dos instrumentos de cooperação (convênios, termos de cooperação, de compromisso, protocolo de intenções, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos congêneres) vigentes, exceto os sigilosos, nos termos da legislação?

GESTÃO DE PESSOAS

O órgão publica:

54 – O Anexo III-a da Resolução CNJ nº 102/2009?

55 – O Anexo III-b da Resolução CNJ nº 102/2009?

56 – O Anexo III-c da Resolução CNJ nº 102/2009?

57 – Alínea “a”

58 – Alínea “b”

59 – Alínea “c”

60 – Alínea “d”

61 – Alínea “e” (Não se aplica aos TRE’s)

62 – Alínea “f”

63 – Alínea “g”

64 – Alínea “h”

65 – O órgão publica o Anexo V da Resolução CNJ nº 102/2009?

66 – O órgão publica o Anexo VI da Resolução CNJ nº 102/2009?

67 – O órgão publica o Anexo VII da Resolução CNJ nº 102/2009?

68 – O órgão publica semestralmente a Tabela de Lotação de Pessoal (TLP), na qual constem todas as unidades administrativas e judiciárias, com identificação nominal dos servidores, cargos efetivos, cargos em comissão e funções ocupadas?

69 – A relação de membros e servidores que se encontram afastados para o exercício de funções em outros órgãos da Administração Pública?

70 – A remuneração e proventos de membros, servidores, ativo, aposentado, pensionista e colaboradores?

71 – Mensalmente, as diárias e passagens concedidas, por nome e cargo do favorecido, além da data, o destino, o motivo da viagem e o valor das diárias pagas e dos bilhetes emitidos?

72 – O tribunal divulga os nomes dos servidores que atuam no regime de teletrabalho, com atualização mínima semestral?

73 – O tribunal divulga na internet a relação dos profissionais ou órgãos cadastrados no Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos?

AUDITORIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

O site apresenta:

74 – Prestações de contas ou relatório de gestão do ano anterior?

75 – Relatório, Certificado de Auditoria, Parecer do Órgão de Controle Interno e pronunciamento do presidente do tribunal ou conselho?

76 – Publicação da decisão quanto à regularidade das contas proferida pelo Órgão de Controle Externo?

77 – Plano Anual de Auditoria?

SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE

O órgão publica:

78 – O Plano de Logística Sustentável (PLS)?

81 – O tribunal/conselho utiliza intérprete de linguagem brasileira de sinais em manifestações públicas?

82 – O tribunal/conselho utiliza legenda em manifestações públicas?

83 – O tribunal/conselho utiliza audiodescrição em manifestações públicas?