Ir para o conteúdo

OS NOVOS JUÍZES SUBSTITUTOS DO PJBA PARTICIPAM DE SESSÃO VIRTUAL DE JULGAMENTO DO TRE-BA PUBLICADO EM: 29/03/2021 ÀS 14:27 ATUALIZADO EM: 29/03/2021 ÀS 14:27

29 de março de 2021

Os 50 novos juízes do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), que se encontram em fase de preparação inicial, participaram da sessão virtual de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA), realizada na quarta-feira (24). O Presidente do TRE-BA, Desembargador Jatahy Fonseca Júnior, presidiu a sessão e recepcionou os juízes, junto com os desembargadores eleitorais, procurador eleitoral, advogados, servidores e perante a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Nartir Weber. Houve também a apresentação do Relatório de Avaliação das Eleições 2020, em cumprimento a determinação regimental.

O Diretor-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp) do PJBA, Desembargador Nilson Castelo Branco, apresentou os novos magistrados e agradeceu ao presidente do TRE-BA a possibilidade de acesso deles à sessão, considerando tal fato como importante e significativo para quem futuramente exercerá a jurisdição eleitoral.

O Desembargador Nilson Castelo Branco acrescentou: “Sensível, Senhor Presidente, Vossa Excelência compreendeu que a presença, ainda que virtual, dos novéis Magistrados a uma Sessão do Tribunal Regional Eleitoral é importante e significativa para eles, que não tardarão em exercer a jurisdição eleitoral. Justiça Eleitoral que tem a função magnânima de dar eficácia, através do voto democrático, ao princípio constitucional segundo o qual todo poder emana do povo. Sem Justiça Eleitoral não haverá democracia, participação igualitária entre os candidatos e lisura nos pleitos. Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo, Des. Jatahy Fonseca, pela condução laboriosa e eficaz na presidência do TRE, tendo Vossa Excelência, inclusive, prestigiado e dignificado o nome da Bahia, a partir da sua eleição como Presidente do COPTREL – Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais”.

O primeiro colocado no concurso, o Juiz Carlos Eduardo da Silva Limonge, falou em nome dos colegas. Ele registrou a felicidade de todos em participarem da sessão virtual, acrescentando “estar sendo bastante gratificante e enriquecedor a participação no Curso de Formação Inicial”, promovido pela Unicorp, o que os estimula a prestar, da melhor forma possível, a função jurisdicional.

O Presidente do TRE, Desembargador Jatahy Fonseca, destacou a participação dos ilustres juízes recém-nomeados, que lograram êxito na aprovação do concurso da magistratura baiana, certame de reconhecido grau de dificuldade, capaz de exigir dos candidatos expressiva dedicação, renúncia de atividades da vida privada e grande sacrifício pessoal, até mesmo para seus familiares. Também salientou que a Corte Eleitoral Regional os recebia com muita alegria, desejando-lhes muito sucesso na carreira abraçada.

No dia 12 de abril, o Desembargador Jatahy Fonseca Júnior terá um encontro com os Juízes Substitutos para ministrar a palestra intitulada ‘O papel do juiz eleitoral na democracia brasileira’, como parte do Curso de Formação Inicial.

O Desembargador Roberto Maynard Frank, Vice-Presidente do TRE, cumprimentou o Presidente Jatahy Fonseca e o Desembargador Nilson Castelo Branco, pela brilhante gestão à frente da UNICORP e os nobres magistrados substitutos, em relação aos quais afirmou estar certo de que bem representarão o Poder Judiciário da Bahia. Finalizou colocando-se à disposição dos nobres colegas para contribuir no exercício de suas funções.

Realizado pela Unicorp, o módulo local do Curso de Formação Inicial tem proporcionado aos novos juízes substitutos do PJBA uma verdadeira imersão, com vistas ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias para o pleno exercício da magistratura.

De acordo com o Desembargador Nilson Castelo Branco, ao estruturar o curso, a Unicorp buscou desenvolver uma formação inicial plural, transversal e democrática, na linha da orientação do Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade. A referida Formação é coordenada pelo Vice-Diretor da Unicorp, Desembargador José Aras Neto.

O encontro virtual contou com as presenças da Presidente da Associação dos Magistrados, Nartir Weber, a quem foi concedida a palavra pelo Presidente do TRE. Na oportunidade, ela celebrou o evento como acontecimento inédito e que deve ser reproduzido em outras ocasiões. Participaram também a Juíza Rita Ramos, Coordenadora Pedagógica e Coordenadora-Geral da UNICORP e os integrantes do colegiado eleitoral: Des. Roberto Frank, Vice-Presidente e Corregedor do TRE, Freddy Pitta Lima, Desembargador e Ouvidor, Desembargador Henrique Gonçalves Trindade, Cooperador da Corte; Desembargador Ávio Mozar Novaes, Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Desembargadora Zandra Parada, e Desembargador José Batista Santana Júnior, Vice-Diretor da Escola Judiciária Eleitoral. Além da participação do Procurador Eleitoral Dr. Cláudio Gusmão, os advogados, Dr. José Antônio Maia Gonçalves e Dr. Vandilson Costa e todo o corpo funcional do Tribunal Regional Eleitoral. Todos se pronunciaram durante a sessão do Tribunal Regional Eleitoral, enaltecendo a iniciativa do TRE junto a Unicorp.

Ver a sessão virtual de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA) na íntegra:

Fonte: Ascom