Ir para o conteúdo

Coordenadoria da Mulher promove diálogo sobre prevenção à violência de gênero com profissionais da Educação Física, Nutrição e Serviço Social

A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) participou, no dia 29 de setembro, de encontro promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF-BA), com palestra voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra as mulheres.

A atividade foi conduzida pela Presidente da Coordenadoria, Desembargadora Nágila Maria Sales Brito, e reuniu profissionais da Educação Física, além de representantes convidados do Conselho Regional de Nutrição e do Conselho Regional de Serviço Social.

A iniciativa integra as ações da Coordenadoria destinadas à ampliação do diálogo com diferentes setores da sociedade e ao fortalecimento da rede de prevenção e proteção às mulheres, especialmente com categorias profissionais que, em suas atividades cotidianas, podem identificar sinais de violência, acolher e orientar mulheres em situação de vulnerabilidade.

Durante o encontro, foram abordadas a trajetória de construção da Lei Maria da Penha e a compreensão da violência contra a mulher como uma questão de direitos humanos, que exige atuação articulada do Estado, das instituições e da sociedade.

A apresentação tratou das diferentes formas de violência contra a mulher e de suas manifestações para além da violência física, contemplando, entre outros temas, violência psicológica, sexual, patrimonial, moral e vicária, além de perseguição e violência praticada por meios digitais.

Outro eixo do encontro foi a prevenção da escalada da violência. Foram apresentados fatores que podem indicar situações de maior risco, como ameaças de morte, perseguição, aumento da frequência ou intensidade das agressões, separação recente, descumprimento de medidas protetivas e utilização dos filhos como instrumento de controle.

A Coordenadoria também chamou atenção para a importância do acolhimento qualificado e sem julgamentos. Escuta ativa, orientação adequada e encaminhamento para os serviços da rede de proteção são medidas que podem contribuir para que a mulher encontre apoio e segurança no momento em que decide procurar ajuda.

A abordagem foi aproximada da realidade profissional dos participantes, com discussões sobre assédio moral e sexual, importunação sexual, estupro e perseguição, além das formas pelas quais a violência de gênero pode se manifestar também nos ambientes de trabalho e em outros espaços de convivência.

Nesse contexto, profissionais da Educação Física, Nutrição e Serviço Social podem ocupar posição relevante na prevenção, uma vez que o contato cotidiano e, muitas vezes, continuado com mulheres permite perceber mudanças de comportamento, situações de vulnerabilidade ou outros sinais que mereçam atenção e adequado encaminhamento.

A participação da Coordenadoria da Mulher no encontro reforça uma de suas frentes de atuação: levar informação para além dos espaços do Poder Judiciário e estimular a corresponsabilidade social na prevenção da violência de gênero.

A mensagem que encerrou a atividade sintetizou essa perspectiva: “A Justiça é indispensável. A responsabilização é indispensável. Mas a prevenção é ainda mais poderosa.”

Por meio de ações de conscientização e aproximação com diferentes segmentos profissionais, a Coordenadoria da Mulher do TJBA busca contribuir para uma rede cada vez mais preparada para reconhecer, acolher, orientar e agir antes que a violência se agrave.

Fale conosco através do:
* E-mail ouvidoriadegenero@tjba.jus.br;
* Telefone (71) 3372-5069.