Mais de 30 estudantes de Direito que atuam em Cartórios de Registro Civil participaram hoje (1º), no prédio Anexo do Tribunal de Justiça, de uma capacitação promovida pela Corregedoria Geral da Justiça.
O treinamento foi ministrado pela suboficiala de Registro Civil de Pessoas Naturais do subdistrito da Sé, Aulenar Maria da Silva, e pela oficiala titular do subdistrito da Vitória, Luzia Maria Palomino.
As servidoras explicaram como funcionam os cartórios e mostraram a importância das unidades no dia a dia do cidadão.
A suboficiala Aulenar lembrou que o maior contato da população com a Justiça é através dos cartórios, pois “o ser humano nasce, se reproduz e morre” e, em todas esses momentos, é necessário fazer os registros de nascimento, casamento e óbito, respectivamente.
A estudante Marcelle Gagliano, do 6º semestre de Direito, afirmou que o treinamento é essencial para “tirar as dúvidas que surgem a partir das práticas cartorárias”.
De acordo com a juíza-corregedora Maria Helena Lordelo, responsável pelos cartórios extrajudiciais da comarca de Salvador, a iniciativa tem como objetivo qualificar a prestação de serviços em todas as unidades cartorárias.