A 1ª Vice-Presidência, representada pela Diretoria de Distribuição do 2º Grau, passou a integrar, nesta data (19), o grupo de trabalho instalado para correção de cadastramento, atualização de Relatorias e fornecimento de informações atualizadas ao Conselho Nacional de Justiça.
A equipe conta com a participação da Secretaria Geral da Presidência (SGP), Secretaria Judiciária (SEJUD), Secretaria de Planejamento (SEPLAN), além da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (SETIM) e diversas unidades de apoio, que agregarão esforços para atualizar e regularizar cadastro e situação de processos físicos.
Os membros foram destacados de unidades diversificadas, contando com a experiência plúrima para consolidar medidas efetivas de ajustes dos registros nos sistemas judiciais, sem olvidar o suporte fornecido pelo Sistema da Linha Sucessória – SLS, desenvolvido e atualizado pelo Gabinete da 1ª Vice-Presidência, em especial para correção de eventuais distorções de acervo.
Para o êxito do projeto, além das correções pontuais nos processos identificados, serão adotadas medidas de capacitação, a exemplo da adoção de cartilha informativa para as Secretarias de Câmaras, traçando uma meta de progressiva redução das não conformidades.
Não obstante o grave momento atual pandêmico e a priorização do teletrabalho, todas as unidades vinculadas a 1ª Vice-Presidência seguem comprometidas com a eficiência e o aperfeiçoamento das atividades, com foco prioritário na gestão eficaz do serviço público, que em análise final se traduz em celeridade na prestação jurisdicional.
Distribuição de processos físicos: com a autorização de retorno gradual das atividades a partir de 10/05/2021, através do Decreto Judiciário nº 282/2021, foi organizado um mutirão para distribuição dos processos físicos represados durante o período de teletrabalho exclusivo. Dados extraídos do sistema SAJ SG, hoje (19), informam a distribuição e redistribuição de 1.179 (mil cento e setenta e nove) processos desde a reabertura, inexistindo acúmulo de demanda mesmo diante do cenário de redução de jornada e rodízio na atividade presencial.
Distribuição de processos eletrônicos: durante todo o período de teletrabalho exclusivo, reiniciado em março do corrente ano, a Diretoria permaneceu com distribuição regular dos processos eletrônicos, em jornada integral, com índice de 100% de regularidade no cumprimento dos prazos de distribuição e redistribuição. Permaneceram ativos, e continuam na fase atual de retomada, o atendimento telefônico, via e-mail institucional e através do balcão virtual, onde é desnecessário agendamento, bastando acessar a sala de conferência para contato com um servidor da unidade.