Ir para o conteúdo

1º Vice preside a Sessão de entrega da Medalha do Mérito Judiciário ao Desembargador Antonio Cunha Cavalcante

Emoção. Reconhecimento. Homenagem. Momento histórico. O Desembargador Antônio Cunha Cavalcanti recebeu a Medalha Mérito Judiciário e o Diploma correspondente em sessão solene ocorrida no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), quinta-feira (31). A solenidade foi conduzida pelo Vice-Presidente da Corte do Judiciário, Desembargador Augusto de Lima Bispo, que representou o Presidente, Desembargador Gesivaldo Britto, e contou com a presença de autoridades jurídicas, amigos e familiares do homenageado.

Veja a galeria de fotos

Os Desembargadores Mario Alberto Hirs, José Cícero Landim Neto e Roberto Maynard Frank conduziram o homenageado ao recinto. A mesa de honra foi composta pelo Vice-Presidente do TJBA, Desembargador Augusto de Lima Bispo; pelo Secretário Judiciário, Antônio Roque Neves; e pela Procuradora-Geral de Justiça, Ediene Lousado.

O Desembargador homenageado recebeu a Medalha do Mérito Judiciário das mãos dos filhos Vitor Dalva Câmara Cavalcanti e Antônio Cunha Cavalcanti Filho. Familiares do Magistrado e os Desembargadores Mário Hirs e Roberto Frank fizeram a entrega do Diploma correspondente.

Criada em 1983, a Medalha do Mérito Judiciário é a principal Comenda do Tribunal de Justiça da Bahia. Homenageia Desembargadores por méritos e serviços prestados ao Poder Judiciário.

O Desembargador Antônio Cunha Cavalcanti registrou que o momento coroa a ascensão ao 2º Grau. Além disso, agradeceu aos colegas e relembrou a sua trajetória de 28 anos na Magistratura.

O Desembargador Augusto de Lima Bispo, 1º Vice-Presidente, salientou que ficou muito feliz com a homenagem ao Desembargador Antônio Cunha Cavalcanti. Em seu discurso, realçou que ambos atuaram na mesma Comarca, Palmeiras, e que são da mesma região, São Félix. O Desembargador Nilson Castelo Branco, Diretor da Escola de Magistrados da Bahia (Emab), deixou uma mensagem para o homenageado e pontuou a felicidade desse momento.

Os filhos do Desembargador agraciado com a Medalha, Vitor Dalva Câmara Cavalcanti e Antônio Cunha Cavalcanti Filho, destacaram a alegria do momento e salientaram a dedicação do pai no exercício da magistratura. João Carlos Cunha Cavalcanti, irmão do homenageado, também muito emocionado, ressaltou que a homenagem remete a muitas recordações.

Ao final da sessão solene, o homenageado recebeu os cumprimentos dos colegas Desembargadores e convidados.

Trajetória do Desembargador Antônio Cunha Cavalcanti – Aprovado em concurso público realizado em 1990, o Magistrado Antônio Cunha Cavalcanti foi designado para a comarca de Palmeiras e promovido, anos depois, por merecimento, para atuar como Juiz Titular na Comarca de São Félix. Posteriormente, foi promovido para a Comarca de Irará. Em seguida, transferido para a capital, ficou à frente da 16ª Vara Crime. Exerceu o cargo de Assessor Especial da Corregedoria e de Juiz Assessor da Presidência. Por dois biênios, foi Juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e atuou como Corregedor Regional Eleitoral.

Em sessão plenária administrativa realizada no dia 16 de maio deste ano, o Magistrado Antônio Cunha Cavalcanti, Titular da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, foi promovido, por critério de merecimento, a 60ª vaga de Desembargador do TJBA. A cerimônia de posse aconteceu no dia seguinte, no Gabinete da Presidência.

Texto e Fotos: ASCOM