Ir para o conteúdo

JUIZ ASSESSOR ESPECIAL DA 1VP PRESIDE REUNIÃO DO GRUPO GESTOR LOCAL DAS TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS (TPU) DO TJBA

Os membros do Grupo Gestor Local das Tabelas Processuais Unificadas (TPU) no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia realizaram uma reunião na tarde da última quinta-feira (28). O encontro foi presidido pelo Juiz Assessor Especial da 1ª Vice-Presidência, Joséfison Silva Oliveira, e tratou de temas relacionados a correção e revisão das classes e competências do Sistema de Automação da Justiça (Saj) e Processo Judicial eletrônico (PJe).

O encontro abordou o envio dos Oficios n° 44/2019 e 45/2019, respectivamente ao Unijud Digital e à Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), para promover o bloqueio das classes assuntos “Pai” nos sistemas judiciários. Vale salientar que os bloqueios das classes no Saj já foram promovidos. Ficou deliberado que as dúvidas das Unidades sobre classes e assuntos do sistema TPU, oriundas do bloqueio das classes “Pai”, deverão ser encaminhadas ao e-mail tpu@tjba.jus.br para conhecimento, análise e deliberação.

Também sobre o tema, o Diretor de Planejamento Estratégico, Alexsandro Silva Santos, pontuou o surgimento de demanda da Unidade de Distribuição quanto a algumas classes inexistentes na TPU, como “queixa-crime”, “incidente de insanidade mental” e “revogação de prisão”. Ele sugeriu que questionamentos referentes a esses casos também sejam encaminhados por meio do endereço eletrônico para análise e deliberação do Grupo.

O Juiz Humberto Nogueira, Assessor Especial da Presidência I – Magistrados (AEPI), participou do encontro por solicitação da Diretoria de Primeiro Grau (DPG) com o intuito de auxiliar na revisão das classes na seara de consumo. O magistrado sugeriu que essa tarefa seja feita mensalmente, com relação aos fluxos das demais competências. O conselho acabou sendo acatado pelo grupo. Posteriormente, os presentes passaram à análise das classes e assuntos relacionados à competência em consumo, para contribuir com a revisão das classes para migração do Pje.

Por fim, as Juízas Marielza Brandão Franco e Júnia Ribeiro Dias, além do juiz Roberto José Lima Costa, se comprometeram a fazer mais uma análise das classes e assuntos referentes à competência, e entregá-la ao Grupo no início de abril.

Também participaram da reunião, o Juiz Moacyr Pitta Lima, Assessor Especial da Corregedoria Geral da Justiça; o Juiz Paulo Roberto Santos Oliveira, Assessor Especial da Corregedoria das Comarcas do Interior; o Juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos; o Juiz Anderson de Souza Bastos; a Diretora de Primeiro Grau, Mariana Larangeira; o Secretário de Planejamento e Orçamento, Pablo Moreira; o Secretário de Tecnologia da Informação e Modernização, Leandro Sady; a Servidora Yasmim Reis, da DPG; o Assessor da Setim, Carlos Henrique Pedreira; Adnilson Costa Garrido Junior, da Coordenação de Sistemas; e a Servidora Viviane Chaves, da Assessoria Especial da Presidência II – Assuntos Institucionais (AEPII).

 

Outras deliberações

Na manhã de quinta-feira (28), um outro grupo se reuniu para promover a correção e revisão no fluxo de assuntos e classes na área de família e sucessões no Saj, antes de realizar a transferência para o PJe. O trabalho foi desenvolvido em virtude da implantação do PJe nas Varas de Família e de Sucessões, Órfãos, Interditos e Ausentes de Salvador na próxima segunda-feira (1º). Essas atualizações serão replicadas para os demais sistemas judiciários – Saj e Saipro – e também repercutirá na atividade das unidades nas quais o PJe já foi implantado com estas competências.

Participaram deste encontro, o Juiz Humberto Nogueira, Assessor Especial da Presidência I – Magistrados (AEPI); a Juíza Bárbara Correia de Araújo Bastos; a Secretária-Geral da Presidência (SGP), Iramar Viana Martinez de Almeida; o Juiz Justino de Farias Filho; a Diretora de Primeiro Grau, Mariana da Silva Larangeira; Ana Tereza Neves da Rocha Morelli, da DPG; Reinaldo Nunes Garcez, da Cosis; a Assessora da SGP, Larissa Torquarto; e os representantes do Núcleo Unijud Digital, Cristina Cunha, Coordenadora-Geral, e o Servidor Marcelo Moreno.