Os dois melhores momentos para você plantar uma árvore são 20 anos atrás e hoje”. A afirmação é de Vitor Igdal, Diretor de Conexões do Ikigai Brasil. A frase foi dita no evento do TJBA “Pausare – Ressignificando a aposentadoria. O evento reuniu servidores aposentados e que se aposentarão nos próximos meses.
O objetivo do Pausare é auxiliar os servidores no momento de desligamento do trabalho. “É de suma importância o TJBA cuidar do servidor, principalmente quando ele está saindo do Órgão, porque o profissional está acostumado a vir para o trabalho todos os dias e quando sai tem aquele sentimento de que está perdendo algo”, frisou Leila Lima Costa, Secretária de Gestão de Pessoas do TJBA.
“Mais do que importante é as pessoas aprenderem a lidar com o dinheiro. É fundamental fazermos nosso dinheiro durar mais tempo”, enfatizou Alexandre Cerqueira, Educador financeiro que palestrou sobre como investir nesse novo cenário com baixas taxas de juros. Para ele, aposentados costumam ser conservadores demais ao investirem dinheiro apenas na poupança.
Com alto astral e bom humor, a Servidora aposentada Maria de Lurdes Resende comentou sobre os benefícios da aposentadoria e defendeu que “o trabalho não é eterno na vida da gente”.
Renato Piaba, Oficial de Justiça aposentado do TJBA, palestrou para os presentes e também contou, de forma animada, sobre o seu processo de aposentadoria.
O 1º Vice-Presidente do TJBA, Augusto de Lima Bispo, que representou o Presidente Desembargador Gesivaldo Britto, frisou a importância do Pausare. Para ele, é fundamental porque as pessoas, quando se aposentam, fazem queixas sobre as mudanças que ocorrem em suas vidas.
TEXTO E FOTO ASCOM