Foi apresentada nesta data (28), por técnicos da COSIS, a ferramenta eletrônica que viabilizará a interoperabilidade entre os sistemas e- SAJ 1º Grau e PJe 2º Grau.
Na prática, as Unidades Judiciárias de 1º Grau, que utilizam o sistema e-SAJ poderão encaminhar para o Tribunal, na fase de recurso, seus processos eletrônicos para serem distribuídos no 2º Grau de através do sistema PJe 2º Grau, após a utilização da ferramenta inicialmente denominada de “Remessa TJBA”.
Além de permitir a intraoperabilidade entre esses dois sistemas judiciais, no processo de remessa, serão tratadas todas as inconsistências do processo eletrônico de 1o grau, permitindo a formação de uma base de dados limpa, confiável e segura no Tribunal de Justiça.
A reunião ocorreu na Assessoria Especial da Presidência I (AEP I), sob a presidência da Juíza Rita Ramos, Assessora Especial da Presidência II Assuntos Institucionais, estando a 1a Vice-Presidência representada pelo Juiz Assessor, Bel. Raimundo Nonato Borges Braga e pela Bela. Mariana Guimarães Nunes, Chefe do SECOMGE. Participaram da reunião a Diretoria do Primeiro Grau (DPG), através da Diretora de 1º Grau, Bela. Mariana Laranjeira e do Diretor Adjunto, Bel. João Felipe Menezes; Diretor de Planejamento, Bel. Alexsandro Silva Santos; Secretário de Planejamento, Bel. Pablo Moreira, Assessora da SEJUD, Bela. Luana Barreto Rebouças, Diretora da Secretaria Especial de Recursos, Bela. Gabriela Ribeiro de Souza Filgueira, Assessora da Secretaria Geral da Presidência, Bela. Larissa Torquato, Assessor da COJE, Bel. Jonathas de Carvalho, Assessora da AEPI, Bela. Thais Fonseca Felippi e os representantes da área de TI, Sr. Anderson Azevedo Amorim e Sr. Leonardo Ribeiro de Oliveira, que fez o demonstrativo da ferramenta.
Na fase de desenvolvimento dessa ferramenta, a 1a Vice-Presidência participou ativamente do projeto, auxiliando a área de TI no levantamento dos pré-requisitos necessários.
A ferramenta será instalada inicialmente em uma unidade piloto, mas até final de agosto deverá estar disponibilizada para todas as unidades judiciárias do 1º Grau. Este é mais um passo que se dá, para efetivação do processo eletrônico no 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.