Ir para o conteúdo

Congresso Agrolex LEM 2025,discutirá justiça, inovação e sustentabilidade no agronegócio

08 de setembro de 2025

No dia 26 de setembro, Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, será o centro de um dos mais importantes debates sobre o futuro do agronegócio no Matopiba, a região produtora dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

A Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) vão promover o Agrolex LEM 2025 – Congresso Regional de Direito e Inovação no Agronegócio, com especialistas do setor jurídico, produtores rurais, magistrados, advogados, estudantes, pesquisadores, representantes de entidades de classe, órgãos governamentais e instituições financeiras.

O objetivo é criar um espaço de integração entre os segmentos jurídico e agrícola, fortalecendo a segurança jurídica, a inovação e a sustentabilidade nas atividades do campo.

Painéis e palestras vão abordar, no auditório da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), questões fundamentais para o desenvolvimento da Matopiba. Entre os temas estão: justiça territorial e governança agrária; titularidade e transmissão de terras; planejamento sucessório e patrimonial; contratos agrários, garantias e crédito rural, além de debates sobre crédito de carbono e soluções para conflitos ambientais.

O evento é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a e a Aliança do Agro, um movimento de articulação que reúne diversas entidades produtores da região.

“Além da atualização técnica e jurídica, o Agrolex LEM 2025 se propõe a fomentar o diálogo entre produtores, juristas e formuladores de políticas públicas, incentivando a construção de parcerias estratégicas”, diz o diretor-geral da Unicorp-TJBA, desembargador Jatahy Júnior.