Ir para o conteúdo

Em dia histórico, ministro Kassio Nunes Marques recebe medalha da Unicorp-TJBA

06 de novembro de 2025

Em uma concorrida solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (5) nas dependências da Unicorp-TJBA, o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, foi condecorado com a Medalha do Mérito em Educação Judicial Desembargador Mário Albiani.

Conduzida pelo diretor-geral da Unicorp-TJBA, desembargador Jatahy Júnior, que representou a presidente Cynthia Resende, a cerimônia reuniu diversas autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo baianos.

A honraria é destinada a personalidades que se destacam pela contribuição à formação e ao aperfeiçoamento de profissionais do Judiciário brasileiro. O ministro Nunes Marques foi reconhecido por sua atuação em prol da qualificação dos magistrados e pela trajetória marcada pelo compromisso com a Justiça e o serviço público.

A solenidade contou também com a participação, de forma remota, do ministro Benedito Gonçalves, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que ressaltou a importância da Unicorp-TJBA como referência nacional em educação judicial.

“O ministro Nunes Marques é um exemplo de magistrado, de amigo e como não posso estar presente nesta solenidade, presto essa singela homenagem a ele, parabenizando a escola pela escolha do seu nome”, disse o ministro em uma gravação exibida aos presentes.

O evento coincidiu com uma data simbólica: o quinto aniversário da posse do ministro Nunes Marques no STF.

“Tivemos essa dupla alegria: a nossa escola, pela primeira vez, recebeu um ministro do STF, justamente no dia em que ele celebra cinco anos de atuação na Corte. O ministro Kassio Nunes Marques é um grande amigo da Bahia e foi uma honra homenageá-lo com esta medalha”, afirmou o diretor-geral da Unicorp-TJBA.

Acompanhado da secretária-geral, juíza Isabella Lago; do chefe de Gabinete Eduardo Gesteira; e da coordenadora pedagógica Carmen Bonfim, o diretor-geral presenteou o ministro com uma aquarela da artista plástica Manuela Hereda.

Ao relembrar o dia da posse, em 5 de novembro de 2020, realizada de forma inédita por videoconferência devido à pandemia da Covid-19, o ministro ressaltou a emoção de voltar à Bahia em um momento de celebração e reconhecimento.

Com um discurso marcado por inúmeras referências à sua ligação com o estado, lembrou da primeira vez que esteve em Salvador, em 1986, época da “ebulição musical que vivia a Bahia naquele momento”.

Entusiasta do crescimento pelo conhecimento, o ministro lembrou que “a educação judicial é fundamental para o fortalecimento do Poder Judiciário” e que “as escolas judiciais exercem papel preponderante na renovação da justiça.

Após lembrar do caráter vanguardista do desembargador Mário Albiani, “precursor da formação de magistrados em nosso país”, o ministro Nunes Marques encerrou discurso agradecendo a forma acolhedora com que foi recebido pelos “desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia, honram o tribunal mais antigo do Brasil, e que renovam a fé do jurisdicionado neste tribunal tradicional e secular”.

Participaram da cerimônia o juiz federal Ilan Presser, secretário-geral da Enfam, representando o ministro Benedito Gonçalves; o secretário da Justiça, Felipe Freitas, representando o governador Jerônimo Rodrigues; deputado Luciano Simões, representando a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos; o chefe do Ministério Público, procurador de Justiça Pedro Maia; a procuradora-geral adjunta de Justiça, Norma Angélica Reis; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, César Jatahy; a defensora pública-geral Camila Canário; o prefeito Bruno Reis; o diretor-geral de Esportes de Salvador, Felipe Lucas, entre outras autoridades.