Ir para o conteúdo

Seguem abertas as inscrições para o curso sobre Justiça e Equidade Racial com foco no Protocolo de Raça do CNJ

03 de setembro de 2025

Prossegue nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro o Curso de Extensão em Justiça e Equidade Racial à luz do Protocolo de Raça do CNJ. Na segunda-feira (8), a professora Mabel Freitas, doutora em Difusão do Conhecimento, e o professor Luas Gabriel, doutor em Direito Público, irão ministrar aulas na manhã e tarde, respectivamente, na Sala 1 da Unicorp-TJBA.

Iniciada na segunda-feira (1º), com a aula inaugural ministrada pela juíza Andremara dos Santos, a ação tem como objetivo capacitar magistrados e servidores abordando identidades e assimetrias raciais na sociedade brasileira e estimulando julgamentos com perspectiva de raça.

Entre os temas abordados estão educação jurídica antirracista, sistema penal e questões raciais, crimes ambientais, direito do trabalho, constitucionalismo e relações étnico-raciais, racismo algorítmico, racismo religioso e discriminação nas relações de consumo.

O curso, disponível nas modalidades presencial e EAD, é fundamentado na necessidade de efetivação dos direitos fundamentais assegurados pela Constituição, que embora universais, ainda não alcançam de forma plena a população negra.

As atividades vão até 29 de setembro com a participação dos professores Ilzver Matos, Gabriela Ramos, Samuel Vida, Johanna Monagreda, Felipe Estrela e Sérgio São Bernardo.

As inscrições seguem abertas em www.tjba.jus.br/unicorp/, no botão Secretaria Acadêmica.

“A aula inaugural da colega Andremara dos Santos mostrou a importância do curso, oferecido aos nossos magistrados e servidores, à luz do Protocolo de Raça do Conselho Nacional de Justiça”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.