Ir para o conteúdo

Unicorp em Pauta: revista traz artigos e entrevistas com desembargadores

08 de setembro de 2025

A quinta edição da Unicorp em Pauta chega ao público com uma celebração dupla: o segundo lugar alcançado pelo TJBA no ranking nacional de produtividade, conforme o relatório Justiça em Números, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o primeiro lugar conquistado pelo TJBA entre os tribunais estaduais de grande porte no Índice de Desempenho de Sustentabilidade.

Clique aqui e leia a revista

As duas marcas são temas das entrevistas concedidas pelo desembargador Júlio Travessa, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), e pela desembargadora Maria de Fátima Carvalho, presidente da Comissão de Sustentabilidade do Tribunal.

O desembargador Julio também falou sobre a criação do cargo de assistente técnico de juiz, e dos principais feitos da sua administração à frente da entidade.

Já a desembargadora Maria de Fátima detalhou práticas inovadoras já em curso, como a redução do consumo de papel e energia e a execução de planos de logística sustentável na capital e no interior do Estado.

A edição traz artigos que ampliam o debate jurídico. A desembargadora Marielza Brandão, em coautoria com o assessor Bruno dos Santos, trata sobre “A possibilidade de acumulação de proventos de aposentadoria decorrentes de cargos inacumuláveis”. Já a juíza Rita Ramos, assessora especial da Presidência para Assuntos Institucionais, aborda os “Desafios da Cooperação Judiciária: Perspectivas para sua Disseminação”.

O juiz Marcelo Lagrota, diretor-geral da Escola de Magistrados da Bahia, contribui com a reflexão sobre “A Prescrição Virtual: uma realidade juridicamente possível”, discutindo caminhos para maior celeridade processual. Já a servidora Denise Ferreira, doutoranda em Estudos Técnicos e Africanos da UFBA, escreve sobre o protocolo para julgamento com perspectiva racial, implementado pelo CNJ.

“A nova edição da Unicorp em Pauta reforça a missão da nossa escola em valorizar a produção de conhecimento, dar visibilidade às conquistas do TJBA e estimular reflexões sobre os desafios que se impõem ao Judiciário contemporâneo”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.