Imagem Galeria

 

O Coordenador dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça da Bahia (COJE/TJBA), Desembargador Paulo Alberto Nunes Chenaud, recebeu a visita do consultor de práticas do Prêmio Innovare, Bruno Magalhães. O objetivo do encontro foi para apresentar as ferramentas Alphajus e a Sofia, que foram pré-selecionados para a premiação.

As plataformas buscam promover a inovação e aprimorar a eficiência do sistema de justiça, proporcionando maior agilidade e segurança aos magistrados e melhor atendimento ao público.

O Alphajus é um serviço automatizado que foi desenvolvido com o objetivo de otimizar a forma como os magistrados julgam seus processos. Utilizando tecnologia avançada e inovadora, a ferramenta é capaz de apresentar os julgamentos mais recorrentes em relação a determinado tema, garantindo maior uniformidade nas decisões, o que é fundamental para a segurança jurídica e a efetividade do sistema de justiça.

Com operação simples e rápida, o assistente virtual lê a Petição Inicial e, com o auxílio de Inteligência Artificial, identifica o tema do processo, apresentando exemplos dos julgados mais recorrentes proferidos pela unidade judicial em que tramitam os autos e em outras unidades, incluindo as Turmas Recursais. Com a plataforma, os magistrados ganham segurança, agilidade e a oportunidade de obter maior uniformidade nas decisões ao visualizarem imediatamente julgamentos proferidos em casos semelhantes.

Já a Sofia, é uma assistente virtual que utiliza processamento de linguagem natural para compreender as dúvidas dos usuários e fornecer respostas com base em treinamento prévio. Além disso, também pode direcionar os usuários para os locais adequados, como agendamento de queixas ou descoberta do endereço de salas virtuais.

O desenvolvimento da ferramenta foi motivado pela necessidade de aprimorar o atendimento ao público e otimizar o tempo dedicado ao fornecimento de informações corriqueiras. Juntamente com o projeto Inteligência Artificial e Automações Inteligentes (IAJUS), a Sofia foi finalista na categoria Inovação Tecnológica do prêmio Inovação Judiciário Exponencial 2022, garantindo o 2º lugar para o IAJUS e menção honrosa para a Sofia pelo uso inovador da tecnologia.

Atualmente, o serviço está disponível na Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) e poderá ser utilizada por outros Tribunais. Os interessados em compartilhar a ferramenta podem entrar em contato com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A equipe da COJE demonstrou grande satisfação com a pré-seleção dos projetos Alphajus e Sofia para o Prêmio Innovare 2023. A conquista reflete o compromisso da unidade em buscar constantemente soluções inovadoras para aprimorar a prestação jurisdicional e a qualidade do atendimento ao público.

Realizado no dia 19/06, o encontro com o Consultor Bruno Magalhães contou com a participação de membros do Laboratório de Inovação da Coordenação dos Juizados Especiais: os analistas Cláudio Lemos, Jonathas Carvalho, Leonardo Oliveira, Luan Galvão e Marcelo Zacarias. Como convidado, estava o Juiz Titular da 5ª VSJE de Defesa do Consumidor, Raimundo Nonato Borges Braga, prestou depoimento sobre o uso das ferramentas.

A próxima etapa do Prêmio Innovare 2023 consiste na avaliação dos projetos pelos jurados, que irão selecionar os vencedores em cada categoria. A cerimônia de premiação está prevista para o segundo semestre deste ano, e a equipe do TJBA aguarda com expectativa os resultados.

Vale ressaltar que, no ano de 2021, a COJE também foi pré-selecionada com dois projetos para o Prêmio Innovare: Sistema de Negociação Virtual e IAJUS.

É importante salientar que o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, apoia as iniciativas da Coordenação dos Juizados Especiais.

Prêmio Innovare – Tem como objetivo identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras que contribuam para o aprimoramento da Justiça no país. Os projetos selecionados são avaliados por uma comissão julgadora composta por renomados profissionais do meio jurídico, que buscam identificar iniciativas de destaque e que possam servir como referência para aperfeiçoar o sistema judicial brasileiro.

Descrição da imagem: participantes do encontro reunidos na Coordenação dos Juizados Especiais do TJBA {Fim da descrição}.

#Pratodosverem #pracegover