A Diretoria de Recursos Humanos, após as várias publicações, vem alertar para a obrigatoriedade do registro e da gestão da frequência nas Comarcas que já foram contempladas pelo Sistema Eletrônico de Gestão de Frequência do TJBA - GEFRE.

Várias ações já foram realizadas no sentido de levar ao conhecimento dos servidores os benefícios e vantagens da adoção do GEFRE, como por exemplo o GEFRE NOTÍCIAS (emails periódicos que esclarecem dúvidas e trazendo as novidades), o tutorial (vídeoaulas explicando o funcionamento), o Manual do Sistema GEFRE (com o passo a passo do sistema), o GEFRE MOBILE (onde gestores e servidores podem acessar o módulo de gerenciamento do GEFRE de qualquer lugar e de qualquer equipamento com acesso à internet, inclusive de smartphones), e o manual Orientações sobre o GEFRE (uma compilação de dúvidas e questionamentos surgidos no dia a dia).

Mesmo com a adesão de grande parte dos gestores e servidores, é percebido que a Gestão da Frequência ainda é tratada sem a importância devida por uma minoria, que não vem cumprindo suas atribuições, desrespeitando assim, o determinado pelo Decreto Judiciário nº 244/16. Isso tem causado vários transtornos, retrabalhos, podendo até trazer ônus financeiros aos servidores.

Para minimizar este impacto, a DRH criou o GEFRE Lab, um espaço reservado para atualização e alinhamento de procedimentos. Gestores e servidores podem agendar um horário através dos telefones 3372 7571/1781.

Com todas estas ferramentas, espera-se que seja sanada qualquer dúvida, pois, ressaltamos que é de responsabilidade de cada servidor realizar as justificativas das ocorrências. Cabe aos gestores o Gerenciamento das Ocorrências e a Aprovação do Banco de Horas, ações que devem ser realizadas do primeiro ao quinto dia útil do mês subsequente, uma vez que impacta diretamente nas concessões de férias, licença prêmio e, financeiramente na Folha de Pagamento.

Clique neste link para acessar o fluxograma das ações no GEFRE, detalhando as atribuições visando facilitar o trabalho de todos, permitindo uma melhor organização e celeridade gerencial.