Ir para o conteúdo

STJ – PODCAST RÁDIO DECIDENDI EXPLICA TESE SOBRE IMPENHORABILIDADE DE APLICAÇÕES ATÉ 40 SALÁRIOS MÍNIMOS

No novo episódio do podcast Rádio Decidendi, o jornalista Thiago Gomide recebe a advogada e professora Ana Beatriz Presgrave, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para falar sobre o Tema 1.235 dos recursos repetitivos.

Nesse julgamento, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a impenhorabilidade de depósitos ou aplicações bancárias de até 40 salários mínimos não pode ser reconhecida automaticamente pelo juiz. A proteção deve ser expressamente alegada pela parte devedora no momento oportuno do processo, como em embargos à execução ou impugnações.

No episódio, Ana Beatriz Presgrave analisa os fundamentos da decisão e explica como ela altera a prática forense, destacando a diferença em relação à interpretação anterior, vigente na época do Código de Processo Civil de 1973. A advogada também comenta o impacto da mudança legislativa trazida pelo CPC de 2015, que retirou a expressão “absolutamente impenhorável” do texto legal.

Podcast 

Rádio Decidendi é produzido pela Secretaria de Comunicação do STJ em parceria com o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac). Com periodicidade semanal, o podcast traz entrevistas e debates sobre temas definidos à luz dos recursos repetitivos e outras questões relacionadas ao sistema de precedentes.

podcast pode ser conferido na programação da Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília) às segundas-feiras, às 21h30; e aos sábados e domingos, às 8h30. O novo episódio já está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio.

Fonte: STJ, 2025. https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2025/21082025-Podcast-Radio-Decidendi-explica-tese-sobre-impenhorabilidade-de-aplicacoes-ate-40-salarios-minimos.aspx. Acessado em: 21 ago. 2025

Chatbot Sofia