Na terça-feira (20) a 1ª Vice-Presidência compareceu à reunião na Coordenação de Sistemas (COSIS) para se inteirar do sistema SIMPED. A ferramenta foi desenvolvida pela equipe de TI do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, com o objetivo de auxiliar os gabinetes dos Excelentíssimos Senhores Desembargadores no controle dos impedimentos, disciplinados pela lei processual civil e penal.
Cada Desembargador poderá alimentar o sistema, cujas informações serão armazenadas gerando relatório de impedimento, tanto para a distribuição quanto para as pautas, facilitando, assim, o controle por parte dos gabinetes.
Quando a ferramenta estiver em produção o SECOMGE poderá identificar o impedimento do Magistrado e redistribuir o feito de ofício, conforme autoriza a Resolução nº 04/2017, evitando o retrabalho para o gabinete dos Desembargadores. O CPC em vigor acresceu sobremaneira as hipóteses de impedimento, o que veio a demandar a automação da rotina. Todos os gabinetes poderão usar a ferramenta tão logo seja homologada.
O projeto piloto está sendo testado junto ao gabinete da Desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia, demandante do desenvolvimento do sistema.
Estiveram presentes à reunião o Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Bel. Raimundo Nonato Borges Braga, acompanhado da Chefe do SECOMGE Mariana Guimarães Nunes e as assessoras Simone Mota e Neiva Cerqueira do gabinete da Desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia.
A equipe técnica contou com os servidores Anderson Amorim, coordenador do PJe e Leonardo Ribeiro. Foi lavrada uma ata, estando agendada a próxima reunião para o dia 03/04.