O 1º Vice-Presidente do TJ/BA., Desembargador Augusto de Lima Bispo, marcou presença à ocasião da solenidade de abertura da 2ª Reunião do Fórum Fundiário dos Corregedores Gerais da Justiça do MATOPIBA – acrônimo criado com as iniciais dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, cuja abertura ocorreu em 25/04, na sala de sessões do Tribunal Pleno, sob comando do Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Gesivaldo Britto.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos o Ministro Humberto Martins, Corregedor do Conselho Nacional de Justiça; a Desembargadora Lisbete Cézar Santos, Corregedora Geral do TJ/BA.; Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior; a 2ª Vice-Presidente do TJBA, Maria da Graça Osório Pimentel Leal; e os Desembargadores Marcelo Carvalho, Hilo Almeida e João Rigo Guimarães, Corregedores-Gerais da Justiça do Maranhão, Piauí e Tocantins, respectivamente. O Ficou a cargo do 1º Vice-Presidente do TJBA, Desembargador Augusto de Lima Bispo, o encerramento do congresso na noite aqui referida.
Está prevista a continuidade dos trabalhos nesta sexta-feira (26/04), quando será lançada, ao final, a “Carta Salvador”, da lavra das Corregedorias dos Estados participantes.
Outrossim, trata-se de evento que tem o escopo de promover um ambiente de integração focado na deliberação das questões fundiárias nas mencionadas Unidades federativas, sendo de suma importância o intercâmbio de informações entre os integrantes da região do MATOPIBA, propiciando uma atuação integrada e eficaz da Justiça das Unidades federativas aqui destacadas na solução dos litígios fundiários que estão sob suas jurisdições.
A parceria dessas Cortes de Justiça com os Poderes Executivos estaduais avulta em importância, na medida em que fortalece o enfrentamento de questões tormentosas, a exemplo da denominada grilagem e ocupação desordenada.