O Desembargador Augusto de Lima Bispo, 1º Vice-Presidente do TJBA, instalou, no último dia 15, a Vara de Família, Órfãos, Sucessões e Interditos, na Comarca de Juazeiro, representando, na ocasião, o Excelentíssimo Desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, Presidente do TJBA.
Com a instalação aprovada por meio da Resolução TJBA nº 02/2019, a Vara de família recém inaugurada processará feitos novos através do sistema PJe, já contando com acervo de dois mil e quinhentos processos, decorrentes de redistribuição.
A especialização da competência significa, na avaliação do Desembargador Augusto Bispo, celeridade e segurança jurídica, repercutindo positivamente na prestação jurisdicional à sociedade.
Na ocasião, o Juiz Diretor do Fórum, Bel. Roberto Paranhos Nascimento, externou gratidão pelo acolhimento da proposição, feita ainda em 2014, para instalação dessa Vara, e fez questão de deixar evidenciado o esforço que o Tribunal de Justiça da Bahia vem empreendendo para dotar a Comarca de Juazeiro de equipamentos, serventias e pessoal, dando-lhe a atenção correspondente a sua importância na organização judiciária do Estado.
A Juíza de Direito Keyla Cunegundes Fernandes Menezes de Brito, coordenadora do CEJUSC, e titular 1ª Vara Cível da Comarca, ressaltou a importância da instalação conjunta do CEJUSC Processual e da Vara de Família, como atividades complementares na busca de uma melhor prestação jurisdicional para os Juazeirenses, acreditando que a intermediação dos conflitos repercutirá na diminuição de processos, e a especialização da matéria fará com que estes tramitem de forma mais célere. A magistrada não disfarçou a sua alegria em participar ativamente da implantação da Vara e da instalação do CEJUSC.
Também participaram da cerimônia de inauguração, representando o TJBA, o Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Raimundo Nonato Braga, e o Coordenador dos Juizados Especiais, Juiz Paulo Chenaud.