O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Augusto de Lima Bispo, representou o Presidente da Corte do Judiciário, Desembargador Gesivaldo Britto, em cerimônia de entrega da Comenda Dois de Julho. O Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano recebeu, na manhã de sexta-feira (23), às 10h, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) maior honraria concedida pelo Legislativo baiano.
O homenageado recebeu a Comenda 2 de Julho pelas mãos das Professoras Vanilda Pires e Inês Andrade, suas educadoras durante a infância. Emocionado, o Desembargador agradeceu a honraria. “Foi com muita surpresa e alegria que recebi o comunicado desta honraria. É um momento importante na vida de qualquer pessoa, em especial de um magistrado. Eu sou servidor público, então meu dever é – efetivamente – servir e prestar serviço à sociedade e, por isso, um reconhecimento desta natureza me deixa muito emocionado. É como se fosse uma retrospectiva da vida. O momento é de alegria, celebração e de agradecimento a todos que participaram”.
A cerimônia foi prestigiada por Desembargadores e Servidores do TJBA. Participaram também o Vice-Governador, João Leão; o Prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; Deputados; Vereadores; e Servidores da Alba e do TRE baiano.
Desembargador homenageado – Natural de Santa Inês, o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano formou-se pela Faculdade de Direito de Ilhéus, em 1983. Foi aprovado no concurso para o Ministério Público no ano seguinte, instituição onde ficou por 27 anos, passando pelas comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari. Foi Procurador de Justiça do Estado e atuou nas áreas Criminal e Cível. Em 2013, tomou posse no cargo de Desembargador do TJBA por meio do Quinto Constitucional.
Em março do ano passado, foi eleito e empossado para conduzir o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), durante o biênio 2016/2018, no cargo de Presidente. Em 2018, com a recondução, o Desembargador continua à frente do TRE-BA até o ano de 2020.
Comenda Dois de Julho – Criada em 1999, a honraria é conferida às pessoas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil.