Com o objetivo de tornar o sistema administrativo utilizado na gestão de acervo processual do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) mais dinâmico, o Comitê Gestor do Sistema Exaudi se reuniu na manhã desta sexta-feira (30). O encontro, conduzido pelo Desembargador Raimundo Nonato, Presidente do Comitê, possibilitou a avaliação do estágio atual da ferramenta.
“Vamos avaliar a execução do novo sistema, bem como a sua adequação à nova determinação do Conselho Nacional de Justiça que fixa em 120 dias o prazo para controle dos processos paralisados”, destacou o Desembargador Raimundo Braga, Presidente do Comitê Gestor do Sistema Exaudi, no início da reunião.
Na ocasião, foi apresentada a proposta de layout do novo Exaudi que inclui aspectos como navegabilidade e usabilidade mais dinâmicos. “A ideia é trazer algo novo e leve, mas mantendo em parte o quesito visual do programa anterior, até para facilitar o manuseio pelo usuário”, explicou o Diretor de Planejamento Estratégico, Alexsandro Santos.
O projeto, que proporcionará a administração mais célere do trabalho, está sendo coexecutado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A expectativa é de que a atualização do Exaudi seja concluída até o final deste semestre, conforme o planejamento do comitê.
O Comitê Gestor do Sistema Exaudi foi instituído pela Desembargadora Presidente Cynthia Resende por meio do Decreto Judiciário nº 12/2025 e é composto por dez colaboradores. Para os trabalhos, conta com o apoio da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), unidades técnicas especializadas em estatística e ciência de dados.
Texto publicado: Ascom _ TJBA