O Decreto Judiciário nº 25/2025, publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (14), convoca magistrados(as), servidores(as) e demais colaboradores das unidades judiciárias que integram todos os Cartórios Integrados do Judiciário baiano a participarem do Programa de Formação Continuada – Cartórios Integrados Engajados, realizada pela Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA), sem prejuízo das suas funções.
O programa terá início no dia 20 de janeiro, das 8h30 às 17h, com a aula inaugural realizada no Auditório Desembargadora Olny Silva, situado na sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Haverá transmissão pelo canal do YouTube do Poder Judiciário do Estado da Bahia para viabilizar a participação dos integrantes dos Cartórios Integrados do interior, em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna.
O primeiro dia da capacitação inclui o curso “Configuração dos Cartórios Integrados e Fluxo de Trabalho” e uma mesa-redonda sobre “A Experiência de Gestão e Funcionamento do Cartório Integrado de Excelência”, com a participação de representantes dos Cartórios Integrados que foram premiados com selo de alta performance. Além disso, haverá uma palestra ministrada por representantes do Cartório “Modelo de Gestão” do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
O objetivo é capacitar os servidores dos Cartórios Integrados para que atuem de forma eficiente nas novas configurações das unidades, em consonância com o Ato Normativo Conjunto nº 21, de 31 de julho de 2024. As atividades visam desenvolver habilidades em gestão organizacional, melhorando os serviços judiciários de primeira instância na Bahia.
O Decreto Judiciário nº 25/2025 contém o cronograma das atividades, que serão realizadas até o dia 24 de março.
A iniciativa é promovida conjuntamente pela Corregedoria-Geral da Justiça, pela Unicorp, pela Coordenadoria de Apoio ao 1º Grau e pelo Grupo de Trabalho criado para aperfeiçoar os serviços judiciários de primeira instância.
Atualmente, Varas Cíveis, de Consumo, de Família e de Sucessões já funcionam no modelo de Cartório Integrado, que está em fase de implementação nas Varas da Fazenda Pública que têm competência administrativa em Salvador.
Descrição da imagem: ilustrativa, com informações do evento [fim da descrição].
#pratodosverem #pracegover
Texto publicado: Ascom _ TJBA