Ir para o conteúdo

Juiz e servidores do TJBA participam de intercâmbio para implantação do Eproc 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) participa de treinamento ministrado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para instaurar o novo sistema de processo judicial eletrônico. O curso “Noções preliminares para a implantação do Eproc” está sendo realizado na Corte gaúcha desde segunda-feira (28) até sexta (1º).   

O Eproc é um sistema de processo judicial eletrônico criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre. O órgão da Justiça Federal cede o direito de uso e disponibiliza a versão mais atualizada, que substituirá, gradativamente, o Pje, bem como a documentação técnica e demais elementos existentes.    

Os três Tribunais mencionados e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) são signatários do Acordo de Cooperação Técnica nº 601/2025, firmado em maio. Nos termos do Acordo, compete ao TJTO e ao TJRS disponibilizar apoio técnico e negocial para possibilitar a capacitação dos servidores do TJBA e a implantação do Sistema Eproc, previsto para ser iniciado no Judiciário baiano em novembro.  

“Nosso grupo foi muito bem recebido pelo Tribunal do Rio Grande do Sul. O primeiro dia de curso foi muito produtivo, com muitas perguntas e interação entre as equipes”, relata a Secretária Judiciária do TJBA, Dilcema Araújo Almeida. Ela é Gestora Negocial do comitê composto por representantes das instituições envolvidas.   

Também participam do curso: o Juiz Auxiliar da Presidência no eixo da Tecnologia da Informação, Rodrigo Britto; e os servidores Thaís Felippi (Diretora do Primeiro Grau), Isabela Burke, Katiane Almeida, Yasmym Gomes, Ive Magalhães, Laiane Santos, Marielle Fernandez e Jonathas de Carvalho.  

Texto publicado: Ascom TJBA