Ir para o conteúdo

TJBA coordena Encontro Nacional da Rede de Governança da Justiça Estadual; tecnologia, comunicação e sustentabilidade são os temas discutidos  

Nessa segunda-feira (18), começou o Encontro Nacional da Rede de Governança da Justiça Estadual. O evento, coordenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), acontece na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) até terça-feira (19).  

Nesta edição, magistrados e servidores dos Tribunais de Justiça brasileiros se reúnem para compartilhar projetos e iniciativas por meio de painéis de boas práticas nas áreas de tecnologia, comunicação e sustentabilidade.   

O Juiz Gustavo Teles Veras Nunes, Assessor Especial da Presidência do TJBA e Coordenador Nacional da Rede de Governança, participou da abertura do evento e abordou importantes feitos do TJBA nos campos mencionados, como: utilização de inteligência artificial; instalação de placas fotovoltaicas nas unidades do tribunal; TV Corporativa; boletins de notícias; e campanhas de comunicação.  

“Estamos aqui para fortalecer uma rede que tem sido essencial para o crescimento e a melhoria contínua de nossos tribunais. Que esse encontro nacional seja um momento de profundo aprendizado, trocas construtivas e de fortalecimento dos nossos laços de cooperação”, declarou o Juiz Gustavo Teles. 

Estiveram presentes, na ocasião, o Presidente do TJCE, Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; e representantes dos subcomitês da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário das regiões Norte, Sul, Sudeste e Nordeste.  

Pela manhã, foi apresentado o painel “Gestão no Serviço Público: Tecnologia, comunicação e sustentabilidade”, pelo Diretor-Geral do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), Luís Eduardo de Menezes Lima. O IPC é um órgão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.  

À tarde, o Juiz Auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre da Silva Costa, conduziu a apresentação “Transformação digital no Judiciário cearense”. E a Secretária de Tecnologia da Informação do TJCE, Denise Maria Norões Olsen, esteve à frente do painel “Tecnologia a serviço da justiça”, no qual o Juiz Gustavo Teles apresentou o sistema Oxóssi, ferramenta desenvolvida no TJBA que utiliza Inteligência Artificial para otimizar a busca e a análise de peças processuais.  

O evento é transmitido pelo canal do TJCE no Youtube.  

Descrição da imagem: autoridades da mesa de honra e pessoas da plateia sentadas durante o Encontro Nacional da Rede de Governança da Justiça Estadual [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem