O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) acaba de disponibilizar o Manual do Robô RIC, ferramenta tecnológica desenvolvida com o objetivo de identificar automaticamente partes falecidas em processos judiciais em tramitação.
A iniciativa é fruto da atuação conjunta da Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau (CAPG) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (SETIM), reafirmando o compromisso do TJBA com a inovação, a celeridade e a eficiência na prestação jurisdicional.
Desde sua implementação, o Robô RIC já identificou 4.414 processos com partes falecidas, possibilitando às unidades judiciais a adoção de providências necessárias à regularização processual, evitando movimentações indevidas e promovendo a correta extinção ou substituição processual quando aplicável.
Além de reduzir retrabalho e aumentar a segurança das informações processuais, o Robô RIC contribui para o aperfeiçoamento dos fluxos judiciais, alinhando-se às diretrizes estratégicas do Poder Judiciário voltadas à automação e à transformação digital.
O manual da ferramenta já está disponível para consulta e orienta as unidades judiciárias quanto ao uso do robô, sua atuação e integração ao sistema.
Mais informações podem ser obtidas junto à Diretoria do Primeiro Grau pelo e-mail:
diretoria1grau@tjba.jus.br | 71 3372-9620
Texto: Diretoria do 1º Grau