Ir para o conteúdo

TJBA lança Novo Exaudi com foco na modernização da gestão de dados processuais 

Com intuito de modernizar e facilitar a gestão de dados, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) lança o Novo Exaudi. Concebido pelo Comitê Gestor do Exaudi, o sistema administrativo do acervo processual do Judiciário baiano inicia a fase de testes da versão beta no próximo dia 30 de setembro.    

A nova ferramenta conta com um layout mais flexível e dinâmico, com foco nas necessidades do usuário. No sistema, as unidades judiciais têm acesso ao quantitativo de processos julgados, pendentes ou arquivados.   

“Essa ferramenta é muito mais intuitiva no uso, muito mais assertiva nas informações e espera-se que ela seja ágil nas buscas. Em relação aos benefícios que o usuário vai ter com o Novo Exaudi, estão: novos gráficos para visualização e organização dos dados; novos indicadores e relatórios para gestão de acervo das unidades; e a possibilidade de sugerir melhorias. A ideia é de que ele vire um portal de serviços”, afirma o Desembargador Raimundo Nonato Borges Braga, Presidente do Comitê Gestor do Exaudi.  

Por meio da parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), houve uma modernização da extração de dados, o que garante a otimização desse processo e facilita a disponibilização de informações para os usuários.    

O período de testes será de 30 dias e vai servir para avaliar o funcionamento dos serviços e a capacidade do Novo Exaudi de receber um número elevado de acessos simultâneos. Desse modo, será possível avaliar se a estrutura do sistema atende à demanda e, assim, aprimorá-la, se necessário.  

Usuários, também, poderão sugerir melhorias no Exaudi. Interessados podem enviar suas contribuições por meio do formulário disponível na própria plataforma de produtividade no período de 15 dias, a contar do início da fase de testes.   

“As pessoas que tiveram contato com a ferramenta falaram muito bem. Nós disponibilizamos para algumas secretarias de Câmaras, para a Corregedoria e para algumas unidades de primeiro grau. A crítica é positiva e se viu um ganho efetivo na reestruturação arquitetônica da ferramenta. A expectativa é boa”, pontua a Secretária Judiciária, Dilcema Almeida.  

Além do Desembargador Raimundo Braga, integram o Comitê Gestor do Exaudi representantes da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ); da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI); da Secretaria Judiciária (Sejud); da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim); da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan); e da Diretoria de Primeiro Grau (DPG).  

Texto publicado: Ascom TJBA