Ir para o conteúdo
Logo da Corregedoria

Projeto Laços Legais já cumpriu etapa de capacitação e avança para ajustes finais nas Varas de Família de Salvador

A Corregedoria Geral da Justiça, por meio do projeto Laços Legais, realizou, em parceria com a Unicorp, em abril, o treinamento voltado para as Varas de Família de Salvador, incluindo servidores e estagiários de nível superior em Psicologia e em Assistência Social. O propósito do Laços Legais é promover qualificação profissional e melhorar a eficácia dos serviços prestados, proporcionando mais acessibilidade e humanização nos atendimentos.

O objetivo do treinamento é melhor capacitar os profissionais para lidar com situações inerentes as demandas das serventias relacionadas as Varas de Família, devido à natureza sensível dos conflitos que permeiam as ações dessas Unidades. O curso proporcionou esclarecimentos jurídicos relativos aos processos, sobre como acolher de forma empática o sentimento de urgência e consternação latente na conduta dos jurisdicionados para que a situação não gere constrangimento, revolta e até ameaça verbal e física aos servidores e aos estagiários das serventias.

Ministrado por Isabela Santana, psicóloga e supervisora da SAOF, juntamente com a psicóloga Júlia Dias e a assistente social Sílvia Leão, durante os encontros presenciais foram tratados assuntos como estímulo as percepções da referência familiar e a pluralidade das relações familiares; Infância e Juventude: Direitos e deveres sob a perspectiva da Lei e das relações psicoemocionais e sociais; e, deficiência e curatela PCD, Pessoa Idosa e Pessoa e sofrimento psíquico nas relações familiares.

Isabela destacou a “importância dos serviços de psicologia e assistência social para a complementariedade à atuação judicial, sob a vertente da multidisciplinaridade, focando, todavia, em resultados benéficos, não somente ao público atendido, como, também, aos servidores que carecem de auxílio técnico, diferenciado, para as demandas inesperadas que perpassam nos atendimentos e audiências das Varas das Famílias”.

O treinamento teve carga horária de 30 horas e faz parte do planejamento de qualificação e melhor prestação jurisdicional do projeto Laços Legais. Ocorreu entre os dias 9 e 11 de abril de 2025.

 

 

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this