A Comarca de Conceição do Coité ganhou um novo fórum e a segunda Vara do Sistema dos Juizados Especiais. A solenidade de inauguração de ambas as unidades aconteceu na quarta-feira (24), com a presença de autoridades locais, magistrados e servidores.
O Desembargador José Olegário Monção Caldas representou o Presidente Desembargador Gesivaldo Britto. O Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, que é natural da cidade, também marcou presença. O Fórum, inclusive, leva o nome do seu avô: Durval da Silva Pinto.
O Juiz Paulo Chenaud, Coordenador dos Juizados Especiais (Coje), e a Vice-Prefeita da cidade, Genivalda Pinto da Silva, também estiveram presentes nas inaugurações representando o Prefeito da cidade, Francisco de Assis Alves dos Santos.
O novo prédio, primeira inauguração de fórum da gestão atual, possui uma estrutura moderna, que preza pela acessibilidade e sustentabilidade. Tem sanitários adequados para portadores de deficiência, rampas, elevadores, piso tátil e direcional. Além disso, questões ambientais são destaque na instalação, a exemplo do reaproveitamento da água da chuva para molhar o jardim e abastecer as descargas dos vasos sanitários.
Com dois pavimentos, o fórum possui lâmpadas de led, que garantem qualidade de iluminação, durabilidade e economia para todos os ambientes; fachadas com brisa, que resulta em economia para o ar-condicionado., entre outras
Três Varas, dois Juizados Especiais, administração e salas para os seguintes órgãos: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e Defensoria Pública fazem parte da unidade.
“Este é o dia de maior alegria na minha vida de magistrado, pois, estamos concretizando um sonho de muitos anos, que começou por um, foi tomando conta de outros e terminou se transformando no sonho de uma coletividade”, destacou o Juiz Gerivaldo Alves Neiva, Coordenador da unidade.
Na oportunidade, o Juiz Paulo Chenaud inaugurou a Segunda Vara dos Sistemas de Juizados Especiais da Comarca de Conceição do Coité, distante 210 quilômetros da capital baiana. A unidade está instalada no Fórum, que fica em uma das praças principais da cidade, na Rua Bailom Lopes Caneiro, nº 999, em frente à Secretaria Municipal de Educação.
As solenidades também foram marcadas pela plantação de uma muda de coité (planta arbórea que deu origem ao nome do município), nos arredores da unidade.