A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), com auxílio da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), produziu dois vídeos tutoriais com orientações quanto ao uso de ferramentas do Sistema de Automação da Justiça (e-SAJ). O material audiovisual é apresentado pela Servidora Joselita Magalhães Soares, representante da CGJ, e aponta ferramentas de consulta avançada (vídeo 1) e limpeza de fluxo (vídeo 2).
Diante das correições realizadas nas comarcas de Vitória da Conquista, Guanambi, Brumado, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro e Senhor do Bonfim, a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, autorizou a promoção do material. A ação objetiva que os magistrados aprimorem o gerenciamento de suas unidade judiciárias, com vistas ao cumprimento das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Judiciário ao longo de 2018.
Os tutoriais podem ser assistidos no site da CGJ e da Corregedoria das Comarcas do Interior, no link “Vídeos”, localizado no canto esquerdo inferior da página, no menu do site. O acesso é feito mediante login do usuário e da senha de rede do TJBA.
O primeiro vídeo traz inúmeras dicas, entre elas, estão: como configurar a fila de processos por data de distribuição por data crescente; verificar a data da última movimentação do processo (seja do e-SAJ ou do Sistema de Acompanhamento Integrado de Processos Judiciais – Saipro); acessar em que fase a ação se encontra; ver se um processo é digital ou físico; confirmar a quantidade dos autos entregue em carga a vista para a fazenda pública e digitais; emitir relatórios; e exportar dados dispostos na plataforma para o Excel.
O segundo material ensina a verificar o número de atos aguardando encerramento; averiguar a última movimentação publicável de um processo; e reorganizar a fila de processos baixados, arquivados, no aguardo de providências (análise, despachos ou cumprimento de decisões).
Caso as dúvidas persistam, o magistrado deve contatar o Service Desk por meio do telefone 3324-7400.
Texto: Ascom TJBA